
6ª edição do Arrebita Portimão
O Arrebita Portimão está de volta para a 6ª edição e vem com apetite redobrado: mais espaço, mais chefs, mais dias e uma estreia deliciosa.
Este ano o festival arranca na sexta-feira, 5 de setembro, com um kick off inédito: a Grande Arrozada – Edição Limitada, numa parceria exclusiva com o Bom Sucesso. Cinco chefs, cinco tipos de arroz distintos, cinco interpretações muito diferentes: do mais tradicional ao mais inesperado. De cada receita haverá 350 doses e só se serve a partir das 18h00 até acabar. É chegar cedo, prato na mão e barriga preparada para uma viagem de sabores que vão do Algarve ao resto do… mundo.
Nos dias 6 e 7, a Alameda transforma-se no maior palco de gastronomia ao ar livre do país, reunindo 29 chefs de topo num só fim de semana. Este ano o destaque vai para o Algarve, com 10 projetos da região, sendo 5 de Portimão - um retrato fiel de como a cidade anfitriã se afirma como destino gastronómico, com propostas que vão da cozinha contemporânea e arrojada à matriz tradicional pura e dura, com a participação inédita do icónico restaurante U Venâncio.
Mas o Arrebita é muito mais do que um festival: é uma montra viva da nova cozinha portuguesa e um manifesto de democratização da gastronomia.
Aqui, a alta cozinha sai dos restaurantes e chega à rua, ao alcance de todos, com entrada livre e pratos de autor a 7,5€, para que todos possam provar o que de melhor se faz no país, sem reservas, dress code ou barreiras. E este ano, a oferta gastronómica é ainda mais equilibrada: há pratos de carne portuguesa BEST FARMER Recheio e peixe fresco local, opções vegetarianas e sobremesas criadas por quatro chefs diferentes em cada dia.
E porque o Arrebita é tão sobre comer como sobre viver, a animação vai muito além dos tachos: DJs a passar música todo o dia, um touro mecânico para testar a destreza, e a coragem, dos mais destemidos, mesa de matraquilhos para disputas acesas, animação e outras atividades que prometem manter a energia no máximo até ao último prato.
O Arrebita Portimão é uma produção da Amuse Bouche e da Câmara Municipal de Portimão. Criado em 2020, em plena pandemia, o Arrebita Portugal é hoje um caso de sucesso nacional e internacional, já passou pelo Alentejo, Idanha-a-Nova, Guarda e mais recentemente Famalicão. Venceu o Grande Prémio de Gastronomia 2021 da Academia Portuguesa de Gastronomia e tornou-se o único festival de gastronomia na Europa com certificação biológica (Arrebita Idanha Bio 2024).
Mais informações em arrebitaportugal.pt
Popular em Portimão

É Verão, É Portimão. Campanha marca o arranque da programação de verão

Portimão recebe estreia da World Press Photo em Portugal com a presença de três fotojornalistas vencedoras

Portimão a postos para o Festival da Sardinha 2025

Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão
