
ALGARSAFE’25 leva o melhor da Proteção Civil e do Socorro ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão
09-05-25
Entre 22 e 25 de maio, o Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições são palco para a ALGARSAFE'25 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, a quarta edição daquela que é considerada a maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo, que se realiza a cada dois anos desde 2016, marcando o calendário no que toca a esta importante área da sociedade.
Com uma área de exposição de 4.000m2 no interior do Portimão Arena, a que se juntam mais 30.000m2 no Parque de Feiras e Exposições, este evento é uma coorganização da Câmara Municipal de Portimão e dos Bombeiros de Portimão, com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Escola Nacional de Bombeiros, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e da Liga dos Bombeiros Portugueses, além dos demais Agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes.
Com um programa dinâmico, do qual se destacam a realização de fóruns, seminários, mesas redondas e cursos temáticos, assim como as demonstrações práticas e ações de sensibilização, a apresentação de novas tecnologias, e a oferta comercial existente com as melhores soluções e equipamentos de segurança, estão também previstas atividades para as famílias e os mais jovens.
Ampla mostra de meios e equipamentos
Esta feira volta a reunir num só espaço mais de meia centena de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, e parceiros comerciais, líderes de mercado em toda a linha de equipamentos e soluções de emergência e proteção civil.
Neste âmbito, ganha destaque a participação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e de muitos outros agentes nas dimensões do “safety e security”, como é o caso da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Serão quatro dias de partilha, debate e formação para quem tem a responsabilidade de proteger, salvar e/ou prevenir, aos quais se juntam as zonas dedicadas à oferta comercial para quem procura as melhores soluções e equipamentos.
O espaço de exposição no interior do Portimão Arena terá uma ligação direta ao exterior, no recinto do Parque de Feiras e Exposições, onde o público vai poder assistir a demonstrações e atividades formativas, e poder visitar a exposição de meios e equipamentos dos diferentes Agentes de Proteção Civil e expositores participantes.
Formação especializada e fóruns temáticos são aposta forte
Com dias temáticos, os seminários e mesas redondas debaterão temas cruciais na área da proteção civil e socorro como a gestão de emergências, os sistemas de alerta e aviso, a segurança contra incêndios em edifícios, a análise dos salvamentos especiais na perspetiva dos operacionais, e a evolução da tecnologia e a sua integração na missão dos bombeiros para resposta às emergências.
No âmbito da formação especializada, destinada a bombeiros, a Agentes de Proteção Civil e a entidades com dever especial de cooperação, estão previstas ações relacionadas com a resposta operacional. São exemplo a gestão de acidentes graves respeitando as normas do INSARAG, as manobras de sobrevivência, e os procedimentos de descontaminação após incêndio urbano e/ou industrial.
Neste âmbito, ganha relevo o curso de valas que permite preparar os formandos para a atuação numa situação de resposta a ocorrências de desabamento de valas.
Estes momentos únicos de formação, ministrados por profissionais e formadores certificados, possibilitarão novas aprendizagens aos participantes, havendo igualmente espaço para diversos workshops temáticos como, por exemplo, os primeiros socorros em animais ou o controlo de hemorragias.
Espaço ainda para a apresentação da Diretiva Financeira da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destinada às direções dos corpos de bombeiros voluntários e às câmaras municipais detentoras de corpos de bombeiros, numa divulgação que será realizada pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.
Proximidade e sensibilização da população
Com um espaço dinâmico, em que as atividades no interior e no exterior do Portimão Arena se complementam, serão dinamizadas diferentes ações destinadas ao público em geral, sobretudo aos mais jovens que, através de visitas ao recinto do evento, terão oportunidade de contactar com os diversos Agentes de Proteção Civil e assistir a demonstrações ao vivo, a formações, e a treinos realizados pelos operacionais em cenários de emergência simulados, incluindo desencarceramento e combate a incêndios urbanos.
Vão ser quatro dias inclusivos, que permitirão aos agrupamentos escolares e ao público em geral compreender como funciona o Sistema de Proteção Civil em Portugal.
A ALGARSAFE’25 pretende ser um espaço de mostra, sensibilização e partilha de conhecimentos, com um carácter interativo e acessível aos Agentes de Proteção Civil e ao público em geral.
Com entrada e acesso livres, esta feira funcionará todos os dias entre as 10h00 e as 18h00, com exceção do dia 25 de maio que encerra às 13h00.
O programa de atividades pode brevemente ser aqui consultado.
Popular em Portimão

Torneio e Taça do Mundo de Ginástica Rítmica abrem programa desportivo de maio em Portimão

Corrida Fotográfica, exposição e livro de José Vila celebram 17.º aniversário do Museu de Portimão
