Oficina de circo inclusiva marca Dia Municipal para a Igualdade em Portimão
23-10-23
Portimão assinala amanhã, 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade com uma oficina de circo inclusiva especialmente dirigida a crianças e jovens de diferentes níveis de capacidade, física e intelectual, que poderão experimentar de forma livre as técnicas e disciplinas circenses.
Esta atividade é organizada pelo Município de Portimão e dinamizada pelo Circo Vagamundo, um projeto social e educativo que promove o desenvolvimento físico e emocional através das diferentes disciplinas e técnicas das artes de circo.
Devido às condições climatéricas adversas, a atividade terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, estando agendada para as 10h30 uma sessão com 14 alunos da Escola E.B. 2,3 Prof. José Buísel e 12 alunos da Escola da Bemposta (CAA/Unidade Especializada), enquanto a sessão da tarde começará às 14h00 e terá a participação de 24 alunos da CRACEP - Cooperativa de Reeducação e Apoio ao Cidadão Excepcional.
Debate sobre inclusão
O ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes também se associa ao Dia Municipal para a Igualdade com o encontro “Inclusão da Teoria à Prática”, marcado para as 18h30 de 24 de outubro nas suas instalações e aberta à comunidade. A participação é assegurada através de inscrição gratuita e obrigatória em https://tinyurl.com/ysvjsx6c
Com dois momentos, o encontro abre com o painel "A inclusão na perspetiva do Direito e da Psicologia", moderado pelo professor Rui Loureiro e a participação do professor doutor Miguel Santos Neves (Departamento de Direito e Ciências Sociais do ISMAT) e do professor doutor André Tavares Rodrigues (Departamento de Psicologia e Educação Física do ISMAT).
Segue-se um segundo momento aberto ao debate, sob o tema "E na prática? O que facilita a inclusão?", moderado pela professora doutora Marina Carvalho (ISMAT/CHUA-Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e da professora doutora Ana Reyes, (ISMAT) e com participação da doutora Inês Reis (Teia d'Impulsos), doutora Ventura (Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos), doutora Maria do Carmo Cruz e doutora Flávia Polido (Hospital de Dia de Psiquiatria/Unidade de Portimão do CHUA) e doutor Nuno Neto (Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve).
Em paralelo, poderá ser apreciada nas instalações do ISMAT uma exposição de desenho sobre igualdade, organizada pelo Departamento de Arquitetura, Artes e Design.
Estas atividades previstas para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade em Portimão fazem parte da Agenda Nacional da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sendo de referir que o ISMAT integra o iGen – Fórum Organizações para a Igualdade e colabora com o Município de Portimão na execução do Plano Municipal para a Igualdade, como um dos membros da Equipa Local para a Igualdade (EIVL) de Portimão.

Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação
Sob o mote “Portimão, Somos Igualdade”, o II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação foi apresentado em novembro de 2022 e tem como principal objetivo consciencializar todos os que vivem e/ou trabalham no concelho para as questões da igualdade e não discriminação, no combate aos estereótipos, no respeito à individualidade e à igualdade de direitos em toda a sua dimensão.
Este instrumento local de trabalho integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação “Portugal + Igual” 2018-2030, visando contribuir ativamente para a promoção da igualdade de género, face ao importante papel dos municípios na concretização das políticas públicas destinadas à promoção da igualdade, por via da relação de proximidade privilegiada com as populações e entidades locais.
Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais