Skip to main content

Equipa Radar Social Portimão está no terreno para sinalizar pessoas em situação de vulnerabilidade social

01-10-25

A equipa multidisciplinar do Radar Social Portimão, o projeto de intervenção social desenvolvido pelo Município de Portimão, está na rua desde meados de agosto para sinalizar pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e pretende envolver toda a comunidade.

 Criado no âmbito de uma candidatura à medida RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o objetivo deste projeto, em execução até março de 2026, é identificar, referenciar e encaminhar situações de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social existentes nas três freguesias do concelho de Portimão, atuando precocemente e garantindo a articulação entre os parceiros sociais.

No primeiro mês de atividade, a equipa recebeu 38 sinalizações, das quais cerca de 66% dizem respeito a pessoas entre os 41 e os 60 anos, maioritariamente do sexo masculino sendo que na sua maioria são pessoas em situação de sem abrigo, seguido de pessoas em situação de isolamento sem rede de suporte.

Desde então, o Radar Social Portimão já percorreu todas as freguesias do concelho, num trabalho de proximidade junto da população com vista a identificar diferentes  realidades sociais e promover respostas adequadas em articulação com a Rede Social local. A intervenção incide em diferentes dimensões da exclusão, como pobreza, isolamento, carência alimentar, habitação precária, ausência de cuidados de saúde, violência doméstica, maus-tratos ou dependências, nomeadamente relacionadas com o consumo de álcool ou substâncias psicoativas.

A equipa pluridisciplinar integra quatro técnicas das áreas de Educação Social, Serviço Social, Sociologia e Gestão, que trabalham no terreno para identificar as situações, realizar a avaliação social e agilizar uma intervenção célere e articulada.

O projeto assenta na referenciação em contexto de vida da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade, quer através da ação direta da equipa, quer por sinalizações de entidades ou da própria comunidade. Sob o mote “Sinalizar para agir, agir para cuidar”, apela-se à responsabilidade social de todos, no sentido de não ficarem indiferentes e reportarem eventuais casos de exclusão social à equipa do Radar.

Com esta iniciativa, o Município de Portimão reforça a estratégia de apoio e ação social que tem vindo a desenvolver em estreita articulação com a Rede Social, ampliando respostas dirigidas a pessoas, famílias e grupos em risco de pobreza, exclusão ou discriminação. Trata-se da continuidade de um trabalho essencial, especialmente em períodos de crise económica, social ou pandémica, e que agora ganha novo fôlego com o Radar Social Portimão.

 Para sinalizar situações à equipa do Radar Social Portimão, podem ser utilizados os seguintes contactos: telefone 963 114 211, email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. ou, em alternativa, o preenchimento do formulário disponível em Radar Social.