
Portimão celebra Dia Internacional da Juventude com Sunset Party no Lugar do Rio e arranque da segunda edição do OPJ
11-08-25
O Dia Internacional da Juventude, que se assinala amanhã, dia 12 de agosto, vai ser comemorado em Portimão com uma Sunset Party no Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão, que ficará marcada também pelo lançamento da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ).
Inaugurado durante o Março Jovem 2025 e utilizado desde essa data para a promoção de atividades variadas ligadas à juventude, o Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão, no Parque de Feiras e Exposições, cria as condições ideais para esta Sunset Party que decorrerá entre as 19h30 e as 22h00.
Numa verdadeira festa dedicada aos jovens, a iniciativa contemplará um lanche-convívio e moktails variados, muita animação de rua com cuspidores de fogo (pirofagia), malabaristas, uma estátua viva e um acrobata, tudo isto ao som da música do DJ Davon Goodchild.
Um dos pontos altos desta comemoração será, ainda, o lançamento do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) Portimão 2025-2026, que nesta segunda edição volta a desafiar os jovens a envolverem-se na vida cívica do concelho, incentivando-os a apresentar propostas, ideias e projetos que construam um futuro melhor para o concelho.
100.000 euros para concretizar as quatro melhores propostas
Nesta segunda edição do Orçamento Participativo Jovem, a Câmara Municipal de Portimão volta a disponibilizar uma verba total de 100.000 euros, destinada a financiar as quatro propostas mais votadas pelos jovens, num montante máximo de 25.000 euros cada.
Com moldes semelhantes aos da primeira edição, lançada também em agosto de 2024 durante o Dia Internacional da Juventude, podem participar no OPJ 2025-26 jovens dos 12 aos 30 anos, através da apresentação de projetos que incidam em áreas temáticas tão distintas como a cultura, o lazer e desporto, o acesso à habitação, a saúde e comportamentos de risco, a educação, a formação e abandono escolar, o emprego, empreendedorismo, inovação e turismo, ou outros assuntos de reconhecido interesse público.
Após uma primeira fase de divulgação do OPJ 2025-26 junto da população, que se prolongará até final de outubro, estão previstos, em paralelo, entre 1 de outubro e 7 de novembro de 2025, encontros que pretendem apoiar a elaboração e submissão das propostas. A partir desta data, e até 27 de fevereiro de 2026, a Comissão de Análise Técnica das Propostas efetuará uma primeira avaliação para selecionar as candidaturas elegíveis, apresentando essa listagem ao público e abrindo um período para reclamações.
Numa fase posterior, entre 1 e 22 de março de 2026, terá lugar a votação das propostas pela população jovem, estando a apresentação pública dos resultados agendada para 31 de março de 2026, integrada na programação do Março Jovem. Os projetos vencedores serão depois executados entre maio desse ano e abril de 2027.
Projetos do OPJ 2024-25 estão em execução
Recorde-se que durante a primeira edição, lançada em agosto de 2024, e ainda em período de execução, foram submetidas 71 propostas, das quais 23 foram avaliadas como elegíveis e 48 foram consideradas não elegíveis.
Durante a votação, cada jovem votante elegeu até três projetos, de entre os que considerou importantes para a vida em comunidade. As quatro propostas mais votadas foram as vencedoras do OPJ 2024-25, cujo anúncio decorreu durante o Março Jovem 2025, na mesma cerimónia onde o Município de Portimão deu a conhecer a reconversão do Lugar do Rio num espaço dedicado aos jovens.
Suprime feira culinária & cultural já tem data
O projeto vencedor do OPJ 2024-205 apresentado por Gil Andrade e Júlio César consolida a realização da Suprime Feira Culinária & Cultural, para proporcionar à comunidade de Portimão um evento, liderado por jovens, que celebra a diversidade cultural e gastronómica. Tendo como base princípios como a inclusão, a sustentabilidade e a inovação, integra ainda o concurso “Chef Jovem de Portimão” que incentiva o empreendedorismo juvenil.
Nesta fase estão a ser decorrer reuniões de trabalho, mas já foi definido um programa estruturado para a feira, aberta à população em geral, que se realizará entre 2 e 4 de outubro, no largo junto à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e o Jardim Gonçalo Ribeiro Telles.
Portimão Parkour Park será instalado junto ao Lugar do Rio
Por sua vez, o Portimão Parkour Park, outro projeto que ficou no topo das votações e que partiu da candidatura apresentada por Sara Ribeiro, Lourenço Vidal, Tiago Jorge, Martim Pacheco, Lucas Ramalho e Lucas Phelan, vai surgir numa zona adjacente ao Lugar do Rio, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.
Os módulos a colocar nesta zona já estão definidos e foram solicitados vários orçamentos a diferentes empresas, encontrando-se os jovens a aguardar os respetivos documentos para escolherem a melhor proposta.
Famílias em Movimento está na fase final de planeamento
No mesmo âmbito, Pedro Bica e Inês Bica sugeriram no Orçamento Participativo Jovem 2024-25 o projeto que prevê a realização de um evento desportivo duas vezes por mês, no qual as famílias participem em desafios. As atividades que se querem acessíveis e divertidas, contarão com tarefas adaptadas às diferentes capacidades físicas dos participantes, promovendo a inclusão.
Assentará em circuitos de obstáculos, jogos de equipa, ações recreativas e desportivas, organizadas em diferentes estações o ano, na praia, pavilhão desportivo ou em parques ao ar livre. O projeto está a entrar na etapa final de planeamento das sessões, estando a ser definidas parcerias, escolhidas as melhores datas e o modo de operacionalização, numa ação que será intercalada ou complementada com o projeto “Domingos Ativos” que já é promovido pela Divisão de Desporto e Juventude da autarquia.
Jovens vão escolher onde colocar bebedouros públicos
Lucas Pinheiro, Quevin Cabral, Francisco Barros e Tiago Domingos aproveitaram o OPJ 2024-25 para lançar a ideia de adquirir e instalar bebedouros em vários locais da cidade, como praças e parques de convívio e lazer. Os equipamentos, cujo modelo já foi escolhido pelos jovens, têm a particularidade de serem acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e possuírem uma funcionalidade para encher garrafas e também um sistema para disponibilizar água aos animais.
No âmbito deste projeto foi elaborado o procedimento de compra de 10 equipamentos e o grupo está a escolher as zonas em que estes serão instalados.
OPJ como importante ferramenta para a sociedade
No lançamento da primeira edição do OPJ, em 2024, Álvaro Bila, presidente do Município de Portimão, defendeu que “a juventude tem um papel cada vez mais vital nas decisões que moldam a sociedade, e o dinamismo, criatividade e espírito inovador que os caracteriza são uma força poderosa” que deve ser canalizada em benefício da comunidade.
Considerou ainda que a participação dos jovens nas decisões que afetam o concelho “é importante para garantir que as políticas e iniciativas reflitam verdadeiramente as necessidades e aspirações da juventude.”
O OPJ assenta num modelo de participação de caráter deliberativo e foi pensado no sentido de contribuir para a implementação do Plano Municipal da Juventude de Portimão (Estratégia Local para a Juventude 2020-2030), ao nível das suas dimensões estratégicas.
Abrange diversas áreas temáticas e tem as três freguesias do concelho como área geográfica de atuação. Tal como no ano passado, os jovens vão poder apresentar propostas a título individual ou coletivo, sendo elegíveis os proponentes que estudem, trabalhem, residam ou sejam naturais do concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos.
Esta ferramenta de participação cívica será implementada em parceria com a plataforma digital MyPolis, que tem vindo a colaborar com a autarquia no desenvolvimento de projetos incentivadores da participação democrática dos jovens nas políticas locais dirigidas à juventude. As candidaturas vão poder ser submetidas por via eletrónica na plataforma em mypolis.eu, através da comunidade “OPJ Portimão 2025-2026”. A votação, numa fase posterior, decorrerá através da mesma plataforma.
Esclarecimentos adicionais vão poder ser obtidos junto da Divisão de Desporto e Juventude do Município de Portimão, quer por correio eletrónico (
Popular em Portimão

É Verão, É Portimão. Campanha marca o arranque da programação de verão

Portimão recebe estreia da World Press Photo em Portugal com a presença de três fotojornalistas vencedoras

Portimão a postos para o Festival da Sardinha 2025

Festival Mar Me Quer - Portimão'25
