
Programa municipal "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" alcançou mais de 100 mil alunos e docentes em dez anos
09-07-25
A celebrar dez anos de atividade, o programa municipal “A Escola e os Riscos, Preparar para Proteger!”envolveu nas suas ações, desde que foi implementado em 2014 pela Câmara Municipal de Portimão, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, um universo superior a 100.000 alunos e docentes da rede de ensino público e privado do concelho de Portimão. Neste ano letivo, que terminou em junho, foram contabilizadas mais de duas centenas de ações neste âmbito.
Com vista a preparar a comunidade escolar para atuar em situações de risco e de emergência, o programa tem evoluído e tem vindo a ser alargado a diversas áreas, como as que estão relacionadas com a proteção e segurança em caso de catástrofes naturais, mas também as que estão ligadas ao Suporte Básico de Vida e as de resposta em situações de emergência.
Este é um programa amplo, com atividades e formações variadas, que está a munir a comunidade escolar com conhecimentos básicos em temas e conceitos vastos e importantes que vão desde a utilização do 112, aos riscos naturais e tecnológicos ou à defesa da floresta contra incêndios.
233 ações de sensibilização marcam ano letivo 2024/2025
A edição 2024/2025 do programa municipal "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" arrancou em outubro de 2024 com as reuniões de coordenação das Direções dos Agrupamentos de Escolas e a divulgação do plano de atividades a todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados do concelho de Portimão.
Em maio de 2025, o programa completou dez anos de atividade, atingindo 100.000 participantes de toda a comunidade escolar, numa marca assinalável que representa a sua amplitude significativa no concelho. Ao longo deste período, foi evoluindo com novas dinâmicas, e, este ano, o programa de atividades promoveu uma maior interação com os alunos envolvidos, desde o Ensino Pré-Escolar ao Secundário.
O Suporte Básico de Vida foi introduzido no Ensino Básico e vai acompanhar os estudantes ao longo de todo o percurso escolar até ao final do secundário. Mantêm-se ainda como temas essenciais em "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" a utilização do 112, os riscos naturais e tecnológicos, as matérias perigosas, a defesa da floresta contra incêndios, os riscos rodoferroviários, sismos e tsunamis.
A importância dos kits de emergência como forma de preparação e interiorização de medidas, que numa situação e emergência poderão salvar vidas, são outro tema que ganha destaque neste programa municipal direcionado para a comunidade escolar.
O balanço final deste ano letivo, que terminou em junho, refere que foram realizadas 233 ações de sensibilização, abrangendo mais de 10.000 participantes, dos quais cerca de 9.500 são alunos e 550 são docentes e não docentes. Neste contexto, assinala-se também que todas as ações de sensibilização e visitas de estudo propostas e solicitadas foram realizadas, tendo ainda sido possível respeitar o período de preparação e realização de exames nacionais.
Formação em Suporte Básico de Vida com DAE
De forma a garantir que todos os edifícios municipais que recebem público fossem dotados de pelo menos um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), o programa de capacitação dos docentes e não docentes das escolas, permitiu ainda ao Município de Portimão ministrar formação certificada de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhadores Automáticos Externos (SBVDAE).
Neste momento, atingiu-se a marca de mais de 1.200 operacionais de DAE formados, que garantem a operacionalidade dos 74 DAE municipais existentes no concelho, com pelo menos dois elementos com formação em cada estabelecimento.
Exercícios de Simulação e Prevenção prepara reação em caso de catástrofe
Tal como é habitual, Portimão participou no exercício nacional "A Terra Treme", que já conta com doze edições. Este ano, toda a comunidade escolar voltou a envolver-se nesta ação que reforça a execução de três gestos fundamentais: Baixar, Proteger e Aguardar, seguidos de evacuação para os pontos de encontro de cada estabelecimento de ensino. Esta iniciativa tem como objetivo treinar, ajudar e enraizar os procedimentos corretos e necessários a implementar numa situação real.
Por sua vez, no mesmo dia, cerca de 150 alunos e professores, da EB. 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, Escola Básica e Secundária da Bemposta, Escola Secundária Poeta António Aleixo e da EB. 2,3 Júdice Fialho participaram num exercício de evacuação da Praia da Rocha, numa simulação de uma situação real de sismo seguido de tsunami.
A simulação incluiu a ativação das sirenes de alerta e aviso instaladas na Zona Ribeirinha de Portimão, na Fortaleza de Santa Catarina e no Miradouro dos 3 Castelos e permitiu testar a resposta dos meios humanos e técnicos previstos no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão, de forma a garantir a segurança das vítimas e a sua evacuação para zonas seguras.
Resiliência e preparação são compromissos de “Portimão: Um Município Mais Seguro”
No próximo ano letivo de 2025/2026, o programa municipal de sensibilização "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" continuará a ser desenvolvido com um conjunto de ações vasto e dinâmico que pretende capacitar alunos, docentes e não docentes, para agir em situações de emergência.
Esta sensibilização, para além de promover a resiliência, garante que o conhecimento adquirido se replica pela comunidade escolar, mas também junto das famílias dos alunos, transformando as crianças e os jovens nos principais agentes estimuladores da consciência familiar na preparação da resposta para uma situação de acidente grave ou catástrofe.
Neste contexto, o Município de Portimão renova, através deste programa, a que se juntam muitas outras iniciativas em complemento, o compromisso de continuará a apostar na preparação de um concelho mais preparado, mais resiliente e seguro, concretizando o lema “Proteção Civil Somos Todos Nós”.