Portimão celebra junho com Marchas, Arraiais e forte apoio do associativismo local
23-05-25
O mês de junho, que marca o início do verão, vai ser mais uma vez caracterizado em Portimão por momentos de grande animação, pautados pelos desfiles das Marchas Populares e pelos Arraiais, levados a cabo pelo movimento associativo local, numa verdadeira festa que celebra o St.º António e o S. João com bailaricos e muita alegria.
Este ano, a tradição regressa em grande com seis desfiles das Marchas Populares, cinco dos quais agendados para as noites de sexta-feira e o outro num domingo, motivando um programa muito animado nas três freguesias do concelho. Esta é a 24ª edição do evento que, tal como é habitual, promete contagiar residentes e turistas e atrair muito público, surpreendido sempre pelos trajes, brilhos, arcos e balões.
Os desfiles contarão com a participação das coletividades culturais e de recreio, como são os casos do Sporting Glória ou Morte Portimonense, da Sociedade Recreativa Figueirense e do CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense. A estas junta-se, novamente, a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado local.
O Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições, será palco do primeiro desfile das tradicionais Marchas Populares pela quinta vez, abrindo o evento com um cortejo recheado de coreografias harmoniosas, numa iniciativa que atrai ao recinto centenas de pessoas, entre residentes e visitantes.
Com entrada livre, limitada à lotação do recinto, este desfile marca o arranque de uma das mais populares festas do concelho, abrilhantado pelos arquinhos empoleirados e vestimentas coloridas, melodias ritmadas e danças contagiantes, num espetáculo onde a música estará a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense.
Estão previstos seis desfiles, sempre com início às 21h30. O primeiro será no Portimão Arena (1 de junho) e tem entrada gratuita, seguindo-se o Polidesportivo da Figueira (dia 6), a Zona Ribeirinha de Alvor (dia 13), a Praia da Rocha, entre o Miradouro e a Fortaleza de Santa Catarina, pela Avenida Tomás Cabreira (dia 20), o Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor (dia 22) e, por fim, a Zona Ribeirinha de Portimão, na área adjacente à antiga lota (dia 27 de junho).
O desfile de Montes de Alvor merece uma referência especial. Será o único marcado para um domingo (22 de junho), e, à semelhança dos anos transatos, constitui o embrião para o surgimento nesta típica localidade da freguesia de Alvor de um núcleo de moradores, motivado para celebrar as festas populares de forma regular.
Também o espírito de vizinhança estará bem presente nos festejos dos Santos Populares em Portimão, tendo sido convidados para desfilar três coletividades de outros concelhos algarvios. Assim, participam neste evento a Marcha de Bensafrim (Lagos), a Marcha da Associação Grupo dos Amigos da Pedreira (Silves) e a Marcha Popular da Bordeira (Faro).
No total, estarão envolvidos mais de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao genuíno sentido popular, evocando temas ligados ao património sociocultural e aos costumes e tradições regionais. A música, com o tradicional “Cavalinho”, mais uma vez, estará a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense.
De referir, ainda, que no próximo dia 8 de junho, e inseridas nas Comemorações do Dia de Portugal, elementos das quatro marchas do concelho de Portimão foram convidados a representar o município em Bruxelas, num desfile festivo e com forte cariz popular.
Arraiais em pleno centro da cidade
Manda também a tradição que nas aprazíveis noites de junho se evoquem pelas ruas os Santos Populares com muita música e irresistíveis petiscos, numa fraterna comunhão do espaço público entre os residentes e os visitantes que acorrem à cidade.
Essas manifestações genuínas, que subsistem ao passar dos anos, têm vindo a ganhar maior projeção ultimamente, através da organização dos Arraiais Populares em pleno centro da cidade, numa festa que já se tornou um cartão-de-visita de Portimão.
Com a participação do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense e do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, os Arraiais estarão de volta à Praça da República em junho, nos sábados 7, 14, 21 e na sexta-feira, dia 27, não faltando os ritmos contagiantes e as barraquinhas de comes e bebes, entre as 19h00 e a 1h00.
Para todos os gostos, a animação musical começará a partir das 19h30, com o seguinte programa: dia 7 - Grupo Coral de Portimão e Ricardo Sintra (21h00); dia 14 Grupo de Cantares “Vozes do Glória” e Marcelo Rio (21h00); dia 21 - Grupo de Cante Alentejano do Centro Comunitário do Bairro pontal e o duo Nuno & Fernando Mário (21h00); dia 27 – Coro da Aldeia e Pedro Miguel (21h00).
Estão, assim, reunidas todas as condições para o sucesso de mais uma manifestação popular que integra, de forma incontornável, o programa de animação cultural do concelho, como corolário do dinamismo associativo, acarinhado e apoiado pela autarquia local.
Os festejos são organizados pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, contando com o forte empenho das coletividades envolvidas, que de modo entusiástico mobilizam para a participação neste evento largas centenas de pessoas de todas as faixas etários e quadrantes da sociedade.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
