Alcalar recua cinco milénios para desafiar famílias a viver “Um dia na Pré-História”
28-04-25
O início de maio reveste-se de especial importância na programação cultural do Município de Portimão com a popular recriação “Um dia na Pré-História”, que leva os Monumentos Megalíticos de Alcalar a recuar ao passado, no próximo sábado, dia 3, entre as 10h00 e as 18h00.
O evento é dirigido às famílias e está integrado nas comemorações do 17.º aniversário do Museu de Portimão, sendo um convite à população para que descubra o quotidiano do povo residente naquele local há cinco milénios. Como é habitual, todo o espaço que integra os Monumentos Megalíticos de Alcalar é utilizado para dar a conhecer aos visitantes as diversas vivências e experiências daquela época.
Com um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos, para todas as idades, que levam os visitantes, quer residentes, quer turistas, a “vestir a pele” dos elementos da comunidade pré-histórica, tomando contacto com atividades que eram comuns há 5.000 anos, na edição deste ano, há novos desafios que prometem atrair ainda mais público.
Assim, às novidades das pinturas corporais e parietais, criação de elementos de adorno pessoal, como os colares de conchas e contas, demonstração de talhe lítico e talhe de pontas de seta, quer em sílex, quer em cristal de quartzo, juntam-se as já tradicionais oficinas de construção de flechas, os ateliers de caça, olaria, gravura e tecelagem.
As atividades relacionadas com o fabrico de ferramentas, instrumentos agrícolas e adornos, processos de talhe, bem como transporte de grandes monolíticos e moagem são outras das propostas. Volta também a ser realizado o fabrico de cerveja pré-histórica, num processo artesanal, que remota a técnicas ancestrais de produção deste néctar.
Há, em acréscimo, outras ações que enriquecem o evento “Um Dia na Pré-História” como as que decorrem no âmbito da arqueologia experimental, que pretende voltar a surpreender os visitantes.
Isto porque, a aposta centra-se num conjunto de novos eventos “fora da caixa”, que vão permitir que os participantes sejam parte ativa nos processos de preparação de alimentos e nas mais variadas tarefas até à confeção dos produtos, onde ganham relevo os mariscos, os bivalves como o berbigão e a ameijoa, mas também o peixe.
No final, os mais curiosos vão poder provar as ementas e as iguarias dos tempos da pré-história, preparados e confecionados a rigor, sem recurso a fósforos ou a facas, pois a equipa especializada em cozinha pré-histórica vai fazer fogo e preparar os alimentos utilizando instrumentos de pedra.
Outras das novidades da edição deste ano é o atelier de tratamento de peles para a produção de peças em couro.
Também o grupo de Teatro e o Núcleo Musical da Escola Básica e Secundária da Bemposta contribuirá para recriar um ambiente fiel daquela época, com novas propostas de animação, que passam pela encenação e pela reprodução de diferentes sons alusivos a este contexto histórico.
A recriação é organizada pelo Município de Portimão, através da Divisão de Museus e Património e com a colaboração da Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, das Juntas de Freguesia de Portimão, de Alvor e da Mexilhoeira Grande, a par do Grupo de Amigos do Museu de Portimão.
A atividade, que tem sempre uma elevada adesão das famílias na participação das oficinas e ateliers práticos, integra um conjunto de ações desenvolvidas, desde 2006, pelo Museu de Portimão nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, classificado como Monumento Nacional.
É um dia de experiências recriadas de forma fidedigna, tendo como base diversos fundamentos e estudos realizados que têm como objeto de investigação este território, para além de trabalhos desenvolvidos por diferentes investigadores das Universidades de Estugarda (Alemanha) e Córdoba (Espanha), bem como pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
Uma história com cinco milénios
Situado a poucos quilómetros de Portimão, no lugar de Alcalar se fixou e viveu há cerca de 5.000 anos uma importante comunidade pré-histórica, defendida por muros, trincheiras e taludes.
Junto às habitações foi edificado um importante conjunto de túmulos megalíticos, permitindo os vestígios encontrados uma aproximação ao modo de vida e às atividades dessa comunidade e de como ocupou e utilizou o sítio.
A relação desse povo com a morte está patente nas formas de construção dos diferentes tipos de sepulcros, desde as sepulturas coletivas até às especialmente destinadas aos chefes e seus familiares.
Descobertos e explorados a partir de finais do século XIX, os monumentos megalíticos de Alcalar estão classificados como Monumento Nacional, encontrando-se atualmente duas dessas estruturas funerárias (VII e IX) abertas ao público, o que permite um contacto direto com os processos e os materiais utilizados na construção.
Em complemento a este importante espaço, o Museu de Portimão, que celebra este ano 17 anos de funcionamento em prol da memória e identidade do concelho, tem patentes em exposição algumas peças originais encontradas neste povoado, o que permite um melhor entendimento do legado cultural desta comunidade milenar.
Informações complementares sobre “Um Dia na Pré-História em Alcalar” podem ser solicitadas pelos telefones 282 405 230/ 282 248 594 ou pelo e-mail museu@cm-portimao.pt

Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais