Skip to main content

Portimão volta a associar-se à iniciativa “Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

27-03-24

Portimão volta a associar-se, através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) à iniciativa “Abril, Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância”, promovida todos os anos pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens que, leva a cabo a campanha “Laço Azul” com o objetivo de alertar a sociedade para esta problemática.

Nesse sentido, durante o mês de abril vão ser promovidas diversas iniciativas entre as quais a iluminação em tons de azul, quer do edifício dos Paços do Concelho quer das instalações da CPCJ de Portimão, onde será colocado um laço azul, símbolo deste flagelo social.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a CPCJ solicitou aos estabelecimentos de ensino e educação das redes pública e privada do concelho a realização de atividades artísticas no âmbito da história do laço azul, a expor nos espaços públicos ou em janelas.

Por sua vez, o Portimonense Sporting Clube associa-se ao “Abril vai à bola” e nos jogos oficiais de futebol de dia 28 de abril, pelas 15h00, contra o Moreirense e de basquetebol, no dia 27 de abril, pelas 15h00, no Pavilhão da Boavista contra o Benfica está prevista a participação de crianças com t-shirts “Laço Azul” e será também usada uma tarja de alusivas ao tema.

Durante este mês também serão distribuídos por todas as escolas , públicas e privadas de Portimão vários materiais para a dinamização de atividades a propósito da campanha “Laço Azul” , como é o caso do Calendário dos Afetos, composto por uma atividade diária simples, que convida à interação entre os pais e seus filhos, reforçando os laços familiares e o bom relacionamento intergeracional, a história do “Laço Azul” e o ficheiro da coleção “Cuida bem de Mim” da CNPDPCJ-  Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Criança e Jovens.

 Porque proteger compete a todos e as crianças são o reflexo de quem as cuida, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão volta a deixar o alerta para que todos estejam a atentos à mensagem “Serei o que me deres … Que seja Amor!”

 

A história do laço azul

 O Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância teve origem no ano de 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando a avó Bonnie Finney prendeu uma fita azul à antena da sua viatura.

 A trágica história que Bonnie contou aos elementos da comunidade onde vivia prendia-se com os maus-tratos de que os seus dois netos foram alvo por parte dos progenitores. A idosa recorreu a um laço azul para não esquecer os corpos das crianças, marcados com inúmeros hematomas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como lembrete constante para lutar na sua proteção contra os maus-tratos.

 A campanha expandiu-se gradualmente e, na atualidade, muitos países usam as fitas azuis durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram em resultado do abuso infantil e como forma de apoiar as famílias, fortalecendo as comunidades nos esforços necessários para prevenir este grave problema e a negligência que, por norma, o poderá causar.