28.06.2022

Iniciativa “Verão Azul” regressa ao Jardim 1º de Dezembro nos dias 9, 16, 23 e 30 de julho, sempre a partir das 18h30.

Depois da boa recetividade verificada no ano passado, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover em julho próximo a iniciativa “Verão Azul”, que em 2022 celebrará o centenário de nascimento do único Prémio Nobel da Literatura português, sob o lema “Herdeiros de Saramago passam o testemunho”.

Para o efeito, foram convidados a partilhar conversas com o público no Jardim 1º de Dezembro quatro autores, galardoados com o prestigioso Prémio Literário José Saramago, que passarão o testemunho a escritores que ainda não obtiveram esse honroso reconhecimento, com a seguinte agenda: 9 de julho - Afonso Reis Cabral convida João Pedro Vala; 16 de julho - Bruno Vieira Amaral convida Frederico Pedreira; 23 de julho - Violante Saramago Matos vai estar à conversa com Miguel Gonçalves Mendes; e 30 de julho - Valter Hugo Mãe convida Manuel Jorge Marmelo.

Com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, autor da série documental televisiva “Herdeiros de Saramago”, os encontros agendados para os quatro sábados de julho terão sempre início às 18h30 e estão abertos a todos os interessados.

Através desta iniciativa, que acontece no ambiente particularmente estimulante de um jardim e se intitula “Verão Azul”, título inspirado no livro “Agosto Azul” de Manuel Teixeira Gomes, o Município de Portimão visa incentivar os livros e a leitura, dando a palavra àqueles que os escrevem, junto de quem os lê.

Biobibliografias dos escritores e do curador

9 de julho:

Afonso Reis Cabral (Prémio Saramago 2019) nasceu em 1990. Aos quinze anos publicou o livro de poesia “Condensação”. É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção. Foi duas vezes à Alemanha de camião TIR em busca de uma história, a primeira das quais aos treze anos. Trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo e num alfarrabista. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance “O Meu Irmão”, que se encontra em tradução em Espanha e já foi publicado no Brasil e em Itália. Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, “Pão de Açúcar” (Prémio Saramago) com forte acolhimento por parte da crítica. Entre abril e maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, tendo registado essa viagem no livro “Leva-me Contigo”. Trabalha atualmente como editor freelancer.  Desde fevereiro de 2022 que é Presidente da Fundação Eça de Queiroz, sediada em Tormes, Baião. Nos tempos livres, dedica-se à ornitologia, faz Scuba Diving e pratica boxe.

João Pedro Vala nasceu em 1990, em Lisboa. Licenciou-se em Gestão mas, em 2011, acabou por trocar os números pelas letras. Concluiu recentemente, com distinção e louvor por unanimidade, uma tese de doutoramento sobre Marcel Proust — escrita entre a University of Chicago (como visiting scholar) e a Universidade de Lisboa —, em que estuda a forma como o tempo, a homossexualidade, o judaísmo e o sadomasoquismo parecem representar a visão que Proust tinha da literatura. É crítico literário, revisor e tradutor. Acaba de publicar o romance “Grande Turismo” (Quetzal).

16 de julho:

Bruno Vieira Amaral (Prémio Saramago 2015) nasceu em 1978. Colabora com a revista Ler, o Expresso e a Rádio Observador. O seu primeiro romance, “As Primeiras Coisas” (Quetzal, 2013), foi distinguido com o Prémio PEN Clube Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora, Prémio Time Out e Prémio Literário José Saramago, em 2015. Em 2016, foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe), escolha da plataforma Literature Across Frontiers. O seu segundo romance, “Hoje Estarás Comigo no Paraíso” (Quetzal, 2017), recebeu o prémio Tabula Rasa 2016-2017 na categoria de Ficção, e o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018. Em 2018, foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume “Manobras de Guerrilha” e, em 2020, os seus contos em “Uma Ida ao Motel”, livro que venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, em 2021. Os direitos dos seus livros foram vendidos para vários países.  “Integrado Marginal. Biografia de José Cardoso Pires” (2021) é a primeira biografia que publica.

Frederico Pedreira nasceu em 1983. Publicou vários livros de prosa e de poesia, entre os quais “Doze Passos Atrás”, “Presa Comum”, “Fazer de Morto”, “A Noite Inteira”, “A Lição do Sonâmbulo” e o livro de ensaios “Uma Aproximação à Estranheza”. Traduziu livros de poesia de W. B. Yeats e Louise Glück, ensaios de G. K. Chesterton e George Orwell, e romances de Dickens, Swift, Wells, Hardy e Banville, entre outros. Colaborou na secção de cultura de alguns periódicos nacionais. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016).  Em 2021, venceu o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp, com o romance A Lição do Sonâmbulo, publicado em 2020 pela Companhia das Ilhas.

23 de julho:

Violante Saramago Matos

Nasceu em Lisboa, em 1947, e licenciou-se em Biologia, área em que sustentou a sua atividade profissional, enquanto professora do ensino secundário e técnica de controlo laboratorial de alimentos, bem como parte significativa da sua atividade extra-profissional nas questões ligadas ao ambiente e ao ordenamento do território.Ativista e dirigente da luta estudantil contra a ditadura e a guerra colonial, foi presa no 1º de Maio de 1973, tendo cumprido 3 meses na prisão de Caxias. Depois de 1974, continuou a ter intervenção política, quer a nível partidário, quer em movimentos cívicos com destaque para os de apoio a Timor-Leste, contra a guerra do Iraque e pela despenalização da IVG. Foi deputada à Assembleia Legislativa da Madeira, entre 1996 e 2000, e em 2006. Entre 1997 e 2001, foi vereadora na Câmara Municipal do Funchal.Publicou com a editora Edições Esgotadas "Quinas, pelo Mar Fora..." (2018), "Quinas, uma Viagem à Ria" (2019), "Tixa a Presidente!" (2019) e "Quando o Verão Amadurece" (2020) e já este ano “De Memórias nos Fazemos”, um livro onde presta homenagem ao pai José Saramago.

Miguel Gonçalves Mendes nasceu na Covilhã em 1978. Frequentou os cursos de Relações Internacionais e Arqueologia, e licenciou-se em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2005. Realizou vários documentários e longas-metragens, entre os quais “D. Nieves” (documentário sobre a Galiza), “Autografia” (longa-metragem documental sobre o poeta e pintor surrealista Mário Cesariny, 2004), “A Batalha dos Três Reis” (longa-metragem de ficção, 2005). Em 2007, corealizou com Vera Mantero a curta-metragem “Curso de Silêncio”, sobre o universo de Maria Gabriela Llansol. Nesse ano estreou a longa-metragem de ficção “Floripes”. E em 2010 terminou o filme “José e Pilar - um retrato de José Saramago e Pilar del Río”, coproduzido pela El Deseo (dos irmãos Almodóvar) e pela O2 filmes (do realizador Fernando Meirelles). É autor do livro “José e Pilar. Conversas Inéditas”.

30 de julho:

Valter Hugo Mãe (Prémio Saramago 2007) é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. Com “As doenças do Brasil” completa 25 anos de edição e 50 anos de vida. Autor dos romances: “Contra mim” (Grande Prémio de Romance e Novela - Associação Portuguesa de Escritores); “Homens imprudentemente poéticos”; “A Desumanização”; “O filho de mil homens”; “A máquina de fazer espanhóis” (Prémio Oceanos); “O apocalipse dos trabalhadores; “O remorso de Baltazar Serapião” (Prémio Literário José Saramago) e “O nosso reino”. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: “Contos de cães e maus lobos”, “O paraíso são os outros”, ”As mais belas coisas do mundo” e “Serei sempre o teu abrigo”. A sua poesia encontra-se reunida no volume “Publicação da mortalidade”. Publica a crónica “Autobiografia Imaginária”, no Jornal de Letras, e “Cidadania Impura”, na Notícias Magazine. Com exceção da poesia, que tem chancela Assírio & Alvim, toda a sua obra está publicada pela Porto Editora. 

Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, na cidade do Porto.
Estreou-se na literatura em 1996 e publicou, de então para cá, em Portugal e não só, romances, crónicas, contos e livros infantis, destacando-se os romances Uma Mentira Mil Vezes Repetida, editado em 2011, que conquistou o prestigiado Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas 2014; Macaco Infinito, de 2016; Somos Todos Um Bocado Ciganos, de 2012; e o livro O Silêncio de um Homem Só, distinguido em 2005 com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco. O romance O Tempo Morto É Um Bom Lugar, de 2014, foi um dos três finalistas do Livro do Ano da Time Out Lisboa.

O curador Carlos Vaz Marques nasceu em Lisboa a 28 de janeiro de 1964. Carlos Vaz Marques (1964) é jornalista, tradutor e editor. É co-autor e coordenador do “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, que sucede a “Governo Sombra”, criado em 2008 na companhia de Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Ricardo Araújo Pereira, e atualmente emitido pela SIC Notícias. É autor premiado também na rádio como na televisão, destacando-se, entre essas distinções, o Prémio de Jornalismo Científico pela reportagem «Dari, Primata Como Nós», sobre os chimpanzés da Guiné-Bissau, e o Prémio Autores, conquistado por três vezes: com o programa radiofónico “Pessoal e... Transmissível”, com o programa “Governo Sombra” e com a série documental emitida pela RTP “Herdeiros de Saramago”. Foi, até 2018, o diretor da revista literária Granta Portugal, publicada pelas Edições Tinta-da-china desde 2013. Dirige, também na editora Tinta-da-china, a Coleção de Literatura de Viagens, já com mais de meia centena de títulos publicados. Traduziu mais de uma dezena de obras literárias e tem quatro livros de entrevistas publicados, um deles no Brasil.  Dirige atualmente a recém criada editora Livros Zigurate.rmelo

çalves Mendes nasceu na Covilhã em 1978.

 

 

 

 

Câmara de Portimão destina 70 mil euros para atribuição de 35 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

Câmara de Portimão destina 70 mil euros para atribuição de 35 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

04.10.2022

As candidaturas serão entregues na Divisão de Educação da autarquia entre 21 e 31 de outubro, no período compreendido entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30, sendo necessária marcação prévia através de formulário online, disponível de 13 a 20 de outubro na página eletrónica do Município de Portimão.

Casa Manuel Teixeira Gomes expõe “Um Mar de Artes”

03.10.2022

A Casa Manuel Teixeira Gomes inaugura pelas 16h00 de 9 de outubro a exposição “Um Mar de Artes”, que reúne algumas artes de pesca presentes no concelho de Portimão, suas práticas, gentes e gestualidades.

Casa Manuel Teixeira Gomes expõe “Um Mar de Artes”
Portimão Arena volta a acolher a feira empresarial BLiP – Better Living in Portugal

Portimão Arena volta a acolher a feira empresarial BLiP – Better Living in Portugal

03.10.2022

A feira empresarial BLiP, uma das maiores na área dos serviços que se realiza em Portugal, está de regresso ao Portimão Arena no fim-de-semana de 8 e 9 de outubro.

Município de Portimão promove em outubro diversas iniciativas para assinalar o Mês da Pessoa Maior de Idade

30.09.2022

A importância do voluntariado sem idade e a luta contra o preconceito etário são os destaques de uma programação onde não faltam a atividade física e o convívio entre seniores.

Município de Portimão promove em outubro diversas iniciativas para assinalar o Mês da Pessoa Maior de Idade
18º Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve realiza-se em Portimão

18º Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve realiza-se em Portimão

27.09.2022

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve (CGA) organiza em Portimão o seu 18º Grande Capítulo, que reunirá na cidade a 1 de outubro largas dezenas de confrades portugueses e espanhóis, no sentido de enaltecer a gastronomia e premiar os melhores produtos, com a participação de chefes de cozinha e restaurantes da região algarvia.

Paraciclista Luís Costa foi homenageado pela Câmara Municipal de Portimão

26.09.2022

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, homenageou esta manhã o paraciclista portimonense Luís Costa, que em agosto passado se destacou no Campeonato do Mundo de Paraciclismo (3º na prova de contrarrelógio e 7º na prova de fundo) e na Taça do Mundo da modalidade (1º na prova de fundo e 2º na prova de contrarrelógio), ambas as competições realizadas no Canadá.

Paraciclista Luís Costa foi homenageado pela Câmara Municipal de Portimão
Teatro Municipal de Portimão recebe seis concertos do 7º Festival Internacional de Piano do Algarve

Teatro Municipal de Portimão recebe seis concertos do 7º Festival Internacional de Piano do Algarve

26.09.2022

A partir de 2 de outubro, o Festival Internacional de Piano do Algarve está de regresso ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para a sétima edição, que até abril do próximo ano voltará a reunir solistas e orquestras de renome em seis imperdíveis concertos. 

Plano de Mobilidade Sustentável de Portimão vai ser uma realidade até final do ano

26.09.2022

Até final do presente ano deverá ser aprovado o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS), importante documento estratégico e operacional que em breve será disponibilizado para consulta pública, no sentido de acolher o contributo dos munícipes.

Plano de Mobilidade Sustentável de Portimão vai ser uma realidade até final do ano
Posto Municipal de Informação Turística de Portimão e passeio em catamaran são destaque no Dia Mundial do Turismo

Posto Municipal de Informação Turística de Portimão e passeio em catamaran são destaque no Dia Mundial do Turismo

23.09.2022

O Município de Portimão volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com diversas iniciativas centradas no Posto Municipal de Informação Turística, além de um passeio em catamaran entre o Rio Arade e a Praia da Rocha.

Portimão convida munícipes a praticar atividade física na Semana Europeia do Desporto

20.09.2022

Entre os dias 23 e 30 de setembro, o Município de Portimão assinala mais uma Semana Europeia do Desporto #BeActive, em parceria com o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, realizada no âmbito do Programa Desporto Para Todos.

Portimão convida munícipes a praticar atividade física na Semana Europeia do Desporto
Normalidade marca o início do novo ano letivo em Portimão

Normalidade marca o início do novo ano letivo em Portimão

19.09.2022

A abertura oficial do ano letivo 2022/2023 está a decorrer no município de Portimão com toda a normalidade, apesar de se verificar um significativo aumento de alunos em todos os níveis de ensino, em contraciclo com o que se verifica no resto do país.

"A Nossa Cultura Sai à Rua" na Mexilhoeira Grande

17.09.2022

“A Nossa Cultura Sai à Rua” em destaque nas Jornadas Europeias do Património.

Centro de Recolha Oficial de Animais vai estar pronto em 2023

Centro de Recolha Oficial de Animais vai estar pronto em 2023

15.09.2022

Foi apresentado no dia 13 de setembro o projeto e consignada a empreitada de ampliação e remodelação do CRO - Centro de Recolha Oficial de Portimão, que irá permitir duplicar a capacidade de acolher cães e gatos no concelho.

A ACTA apresenta peça “À deriva” no Teatro Municipal de Portimão

13.09.2022

 O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco a partir das 21h00 do próximo sábado, 17 de setembro, para o espetáculo “À deriva”, uma coprodução entre a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e a Companhia de Teatro de Braga (CTB). 

A ACTA apresenta peça “À deriva” no Teatro Municipal de Portimão
Exposição “Água é Vida” marca o início das Jornadas Europeias do Património 2022, no Museu de Portimão

Exposição “Água é Vida” marca o início das Jornadas Europeias do Património 2022, no Museu de Portimão

13.09.2022

 Sexta-feira, dia 23 de setembro, às 18h00, realiza-se no Museu de Portimão a inauguração da exposição Água é Vida”, de Gudrun Bartels, artista alemã que durante os meses de inverno vive e trabalha no Algarve, grande parte dos quais na costa oeste do Atlântico, perto de Aljezur. 

Silêncio, que se vai cantar o fado à janela em pleno centro histórico de Portimão

12.09.2022

Depois do sucesso das duas primeiras edições, a noite de 17 de setembro, a partir das 21h00, vai ser marcada mais uma vez pela iniciativa “Fado à Janela”, promovida pelo Boa Esperança Atlético Clube Portimonense e de cujas janelas da fachada da sua sede poderão ser ouvidos os fadistas Adriana Marques, Melissa Simplício, Daniel Pinto Coelho e Luís Manhita, acompanhados à guitarra portuguesa por Rafael Pacheco e à viola por José Santana.

Silêncio, que se vai cantar o fado à janela em pleno centro histórico de Portimão
Maria do Vale Cartaxo apresenta livro

Maria do Vale Cartaxo apresenta livro "Crónicas dum naufrágio anunciado” na Biblioteca Municipal de Portimão

09.09.2022

A partir das 18h00 de 16 de setembro, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai receber a apresentação do livro "Crónicas dum naufrágio anunciado”, com a presença da autora, Maria do Vale Cartaxo.

“Choque Frontal ao Vivo” regressa ao TEMPO para um espetáculo de Noble que tem convites grátis e possibilita a prova de vinhos do Algarve em copos ecológicos

08.09.2022

O programa radiofónico “Choque Frontal ao Vivo” regressa ao TEMPO - Teatro Municipal de Portimão no próximo dia 15 de setembro, pelas 21h00, para um espetáculo do cantor Noble, que terá entrada gratuita.

“Choque Frontal ao Vivo” regressa ao TEMPO para um espetáculo de Noble que tem convites grátis e possibilita a prova de vinhos do Algarve em copos ecológicos
12ª Rota do Petisco conta com a participação de 66 estabelecimentos de Portimão

12ª Rota do Petisco conta com a participação de 66 estabelecimentos de Portimão

09.09.2022  

A Rota do Petisco está de regresso para a 12ª edição que, de 14 de setembro a 16 de outubro, decorrerá em 11 concelhos algarvios e envolve 220 estabelecimentos de restauração e similares com propostas para todos os paladares, dos quais 66 no concelho de Portimão (34 na cidade, 18 na Praia da Rocha e 14 em Alvor).

Semana Europeia da Mobilidade passa mais uma vez por Portimão e Alvor

09.09.2022

Apresentação pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão e iniciativa “Alvor sem carros” são os principais destaques da programação.

Semana Europeia da Mobilidade passa mais uma vez por Portimão e Alvor
Centro Municipal de Vacinação de Portimão é reativado no Parque de Feiras e Exposições

Centro Municipal de Vacinação de Portimão é reativado no Parque de Feiras e Exposições

07.09.2022

A partir desta quinta-feira, 8 de setembro, é reativado no Parque de Feiras e Exposições de Portimão o Centro Municipal de Vacinação, que funcionará nas instalações do antigo restaurante Lugar do Rio.

Videovigilância já está a ser instalada em Portimão e na Praia da Rocha

07.09.2022

Começaram a ser instaladas em Portimão as primeiras unidades das 36 câmaras de vídeo vigilância previstas no protocolo recentemente firmado entre o Município e o Ministério da Administração Interna, relativo ao arranque deste projeto.

Videovigilância já está a ser instalada em Portimão e na Praia da Rocha
Café Memória Portimão passa a ser ponto de encontro mensal para pessoas com demência

Café Memória Portimão passa a ser ponto de encontro mensal para pessoas com demência

07.09.2022

No próximo dia 10 de setembro arranca em Portimão o projeto Café Memória, no seguimento do protocolo assinado em maio passado entre o Município local, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, visando a operacionalização na cidade de um espaço de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.

Câmara de Portimão procura todas as pessoas com 100 ou mais anos residentes no concelho

06.09.2022

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Portimão volta a lançar uma pesquisa local no sentido de identificar todas as pessoas com 100 ou mais anos residentes no concelho, com o objetivo de serem homenageadas.

Câmara de Portimão procura todas as pessoas com 100 ou mais anos residentes no concelho
Noble, Alcoolémia, Suricata e Wesley Seme são os próximos convidados do “Choque Frontal ao Vivo”

Noble, Alcoolémia, Suricata e Wesley Seme são os próximos convidados do “Choque Frontal ao Vivo”

02.09.2022

O programa “Choque Frontal ao Vivo” está de regresso ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para mais quatro sessões até final do ano, a uma cadência mensal, sendo Noble o primeiro convidado, já no próximo dia 15 de setembro. 

Festival do Berbigão está de regresso à Figueira para duas noites de animação popular

01.09.202

Depois de dois anos de interregno, o Festival do Berbigão volta a fazer as delícias de residentes e turistas na sua 18ª edição, marcada para o Polidesportivo da Figueira no fim-de-semana de 10 e 11 de setembro, entre as 19h00 e a 01h00, sendo aguardadas muitas pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande. 

Festival do Berbigão está de regresso à Figueira para duas noites de animação popular
Casa Manuel Teixeira Gomes recebe em setembro exposições de fotografia e de pintura

Casa Manuel Teixeira Gomes recebe em setembro exposições de fotografia e de pintura

31.08.202

A Casa Manuel Teixeira Gomes vai inaugurar a partir das 15h30 do dia 2 de setembro uma exposição coletiva com trabalhos do fotojornalista Marques Valentim, sob o tema “Salgueiro Maia, o rosto da revolução” e diversas pinturas de São Passos, com o título “Rainha da Cor”, as quais poderão ser vistas até 30 de setembro.

UHF, R.A.M.P. e Tio Jel são os grandes destaques do 21º Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande

30.08.2022

O início de setembro vai ser marcado no concelho de Portimão pela 21.ª edição do Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande, que regressará ao Polidesportivo da Figueira nos dias 2 e 3, com nomes bem conhecidos do público nacional, de que se destacam como cabeças de cartaz as bandas UHF e R.A.M.P, assim como o conhecido artista Tio Jel.

UHF, R.A.M.P. e Tio Jel são os grandes destaques do 21º Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande
Autocarros elétricos reforçam frota do Vai e Vem em prol do meio ambiente

Autocarros elétricos reforçam frota do Vai e Vem em prol do meio ambiente

30.08.202

Portimão passa a ter 40% da frota de transportes urbanos elétrica, o que irá possibilitar uma redução anual de 675 toneladas de CO2, sendo caso único no Algarve.

Município de Portimão reforça medidas de contingência para racionalizar o consumo de água

26.08.2022

 Autarquia apela à colaboração dos munícipes para reportarem situações anómalas detetadas.

Município de Portimão reforça medidas de contingência para racionalizar o consumo de água
Live and Loud Fest junta na Alameda da República clássicos da música rock

Live and Loud Fest junta na Alameda da República clássicos da música rock

24.08.2022

A Alameda da República, em pleno centro histórico de Portimão, recebe a partir das 21h00 de 30 e 31 de agosto a segunda edição do Live and Loud Fest, que vai ter lugar na Alameda, com entrada livre em ambas as noites.

Nova época desportiva arranca já a 1 de setembro em Portimão

23.08.2022

As inscrições feitas durante o próximo mês nos diversos programas municipais beneficiam de 50 por cento de desconto.
O Município de Portimão retoma a partir de 1 de setembro, os diversos projetos relacionados com a época desportiva 2022/2023, propondo a prática da ginástica de manutenção e adaptada, e de modalidades de ginásio, além do ténis, natação, hidroginástica, hidroterapia, ballet e dança contemporânea, entre outras atividades físicas.

Nova época desportiva arranca já a 1 de setembro em Portimão
Festa da Nossa Senhora das Dores volta a animar a Mexilhoeira Grande

Festa da Nossa Senhora das Dores volta a animar a Mexilhoeira Grande

19.08.2021

No último fim-de-semana de agosto, o adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande vai ser o cenário para a tradicional Festa da Nossa Senhora das Dores, manifestação religiosa onde as atividades recreativas e a animação musical também têm um papel de relevo.

2ª Edição do Festival Dias da Percussão Portimão 2022 está de volta para contagiar a cidade com música, arte e alegria

17.08.2021

 O DPP’22 (Dias da Percussão Portimão 2022) está de volta para trazer à cidade de Portimão música, arte e alegria! 

2ª Edição do Festival Dias da Percussão Portimão 2022 está de volta para contagiar a cidade com música, arte e alegria
Férias de Verão Portimão 2022 terminam em clima de festa

Férias de Verão Portimão 2022 terminam em clima de festa

17.08.202

O projeto Férias de Verão Portimão 2022 encerrou com chave de ouro na noite da passada sexta-feira, 12 de agosto, com a festa de encerramento que juntou no Portimão Arena mais de duas mil pessoas, entre crianças e jovens participantes, respetivos pais, familiares e amigos.

BeActive Beach Games voltam a animar a Praia da Rocha

16.08.2022

Family Cup, corrida de 5 quilómetros e muita diversão vão marcar os dias 3 e 4 de setembro.

BeActive Beach Games voltam a animar a Praia da Rocha
StartUp Portimão assinala 5º aniversário com espírito empreendedor e de olhos postos no futuro

StartUp Portimão assinala 5º aniversário com espírito empreendedor e de olhos postos no futuro

11.08.202

Município anuncia disponibilização de terreno com 22.000m2 de área construída para futuro campus universitário, bem como a criação de um novo espaço co-working e da segunda startup na cidade.

Arrebita Portimão vai agitar as ruas e as lojas do centro histórico da cidade

11.08.2022

O peixe e o marisco são os protagonistas do Arrebita Portimão que promete agitar as ruas e as lojas do centro histórico da cidade nos dias 20 e 21 de agosto.

Arrebita Portimão vai agitar as ruas e as lojas do centro histórico da cidade
Um brinde, com o Algarve no Copo

Um brinde, com o Algarve no Copo

23.08.2022 

O Algarve no Copo começa já quinta-feira , dia 25 de agosto!

Festival da Sardinha bate recorde de afluências com 110 mil entradas

08.08.2022

Foram consumidas mais de três toneladas de sardinha nos cinco dias do certame, que regressou à zona ribeirinha de Portimão com uma imagem renovada e mais atrativa.

Festival da Sardinha bate recorde de afluências com 110 mil entradas