A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos. No dia de aniversário, dia 6 de novembro, às 14h30, destaque para o “O Algarve de Sophia”, um recital com poemas e canções de tributo a Sophia de Mello Breyner, por Afonso Dias no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner 1919 – 6 de novembro. O público-alvo são as escolas secundárias e carece de inscrição prévia. É conhecida a relação íntima e profunda de Sophia de Mello Breyner Andresen com o Algarve. Desde muito jovem que ela se apaixonou por este sul e este mar, por estes lugares e esta luz, por esta gente e estas cores, que lhe lembravam a Grécia, primordial na sua formação de poeta e na visão filosófica que lhe modelou a cidadania exemplar. No mesmo dia, mas às 21h00, a comunidade é convidada a assistir ao espetáculo de Afonso Dias com “Fado Aleixo”, numa homenagem ao grande poeta algarvio nos 120 anos do seu nascimento (1899). “Fado Aleixo” é um tributo ao mais criativo e sagaz dos poetas algarvio – António Aleixo. Afonso Dias traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional, que ele mesmo cantava. Um algarvio, um herói popular, um poeta superior.
Nos dias 8 e 9 de novembro serão dias dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos, autora reconhecida e muito querida do público que tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura. Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão. No dia 8, pelas 16h00, a escritora irá ministrar uma ação de Formação intitulada “Escrever para ler” dirigida a professores bibliotecários, técnicos de Biblioteca, professores e educadores. A inscrição deverá ser realizada previamente na Biblioteca Municipal. À noite, pelas 21h00 a Biblioteca recebe uma Sessão de Contos gratuita para Adultos pela Margarida Fonseca Santos.

“Razões para Escrever” (NósNaLinha, 2019), de Margarida Fonseca Santos, conta-nos o percurso da autora, mas simultaneamente a relevância para entrar no jogo da palavra escrita, da escrita lúdica, onde se desafiam as regras rígidas de gramática e da sintaxe – o que importa é “desbloquear” para brincar com a palavra. “O meu campo são as palavras”, escreve Margarida no início do livro, aconselhando-nos a arrumá-las, desarrumá-las e voltar a arrumá-las numa folha branca.  O que importa é escrever, escrever, escrever.

No sábado, dia 9 novembro, pelas 16h00, crianças e jovens são convidados a passar uma tarde bem animada com uma Sessão de Contos gratuita. Margarida Fonseca Santos é autora de livros como “Altamente”, “O Boião Mágico” e “Uma Questão de Azul-Escuro”, e de coleções como “O Reino de Petzet” e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, “Os 7 Irmãos”. Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção ”A Escolha É Minha” é o reflexo de todo este percurso.

PROJETOS DA BMMTG
Ao longo dos seus 26 anos de existência, têm sido promovidas inúmeras iniciativas dirigidas a pais e filhos, avós e netos, as quais constituem excelentes oportunidades para a partilha de experiências e saberes entre gerações. De referir que a Biblioteca pertence ao grupo de trabalho das bibliotecas municipais do Algarve – em formalização a Rede de Bibliotecas do Algarve com o apoio da AMAL e DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e tem projetos marcantes na comunidade, como o Clube de Leitura, a Recolha e Reutilização de Manuais Escolares, os Padrinhos da Leitura e ainda as Férias de Verão “5 Histórias, 5 Semanas e 1 Noite”.

Além dos serviços habituais de consulta local de documentos, jornais, publicações de carácter periódico e internet, ou dos empréstimos domiciliários, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes possui um valioso fundo documental, que incide sobretudo na região algarvia e nas suas gentes e assinala várias efemérides como o Natal, a Páscoa, o Halloween, o Dia do Pijama, o Carnaval e o Março Jovem com a comunidade escolar.
NÚMEROS

Neste 26º aniversário, importa realçar números que marcam a diferença. A Biblioteca Manuel Teixeira Gomes tem 18.500 utilizadores inscritos, tem 80.000 documentos disponíveis, tem 175 utilizadores diários, tem 50 crianças por cada sessão educativa, tem 30 acessos Wi-Fi diários, tem 50 consultas de internet diárias e 70 documentos emprestados diários. Para além destes dados importa referir que este equipamento presta apoio às 16 bibliotecas escolares do concelho e apoia o Prémio Nacional de Leitura, o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes e a Feira do Livro.

Envergando o nome de um dos mais ilustres cidadãos portimonenses e reconhecido escritor, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes é hoje um espaço privilegiado de leitura e contacto com o universo da literatura. Promover e desenvolver serviços e atividades diversificadas que contribuam para o acesso livre da comunidade ao conhecimento, à cultura e à informação, é a grande missão deste espaço que faz parte das infraestruturas concelhias de cultura e que pertence à Rede Nacional de Leitura Pública.

Nas duas últimas décadas e meia, passaram por este espaço consagrado à literatura e às leituras destacadas personalidades, de José Saramago a Lídia Jorge, sem esquecer Álvaro Cunhal, Ernâni Lopes, Pepetela, José Fanha, Fernando Rosas, Daniel Sampaio, Glória Marreiros, Gonçalo Ribeiro Teles, Isabel Alçada, Manuel Alegre, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e tantos outros.

 

0
0
0
s2sdefault

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

4.ª edição dos “ENTRELAÇADOS” celebra a expressão artística com espetáculos de dança contemporânea em Portimão

 A 4.ª edição do “Entrelaçados - Festival de Dança Contemporânea” decorre de 07 a 16 de fevereiro de 2020, em Portimão, Lagos e Silves e trará consigo espetáculos de dança contemporânea, que contam com nomes como Miguel Ramalho, Gustavo Oliveira ou a Companhia de Dança de Almada, assim como performances de rua e de novo circo, uma exposição de fotografia sob o tema “Algarve, Dança e Arte” e uma prova de vinhos. 

4.ª edição dos “ENTRELAÇADOS” celebra a expressão artística com espetáculos de dança contemporânea em Portimão
Portimão é anitriã das I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

Portimão é anitriã das I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

Portimão será nos dias 30 e 31 de janeiro a cidade anfitriã das I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

Freguesia de Alvor vai ter nova imagem de marca

A Junta de Freguesia de Alvor desafiou o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Portimão através da Licenciatura de Design de Comunicação a desenvolver um projeto para a criação de uma nova marca para a Vila de Alvor.

Freguesia de Alvor vai ter nova imagem de marca
Magia do Natal invadiu Portimão e envolveu mais de cem mil pessoas

Magia do Natal invadiu Portimão e envolveu mais de cem mil pessoas

Mais de cem mil pessoas passaram pelos diversos pontos de animação que integraram o evento “Portimão – a Magia do Natal”, dinamizando espaços de referência da cidade entre 29 de novembro e 6 de janeiro.

Fim de ano em Portimão arranca este sábado ao som de Agir

Agir, Rock em Stock, Fernando Daniel, Dança Balança, DJ Olga Ryazanova e DJ Sam fazem a festa, onde não faltará o tradicional fogo de artifício e animação musical pela noite dentro.

Fim de ano em Portimão arranca este sábado ao som de Agir
“Projeto Náutico nas Escolas” possibilita a alunos experimentarem canoagem e vela

“Projeto Náutico nas Escolas” possibilita a alunos experimentarem canoagem e vela

Foi assinado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, o protocolo de colaboração de desenvolvimento desportivo relativo ao “Projeto Náutico nas Escolas”, que abrange as modalidades de canoagem e vela e foi estabelecido entre o Município de Portimão, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos deste Agrupamento, o Clube Naval de Portimão, a Ensinar a Sorrir – Associação de Solidariedade e Apoio à Família e a Portinado – Associação de Natação de Portimão.

No Dia da Cidade, Portimão inaugura Pavilhão Desportivo da Boavista e homenageia protagonistas da CED 2019

Em clima de festa, foi inaugurado na tarde de ontem, 11 de dezembro, o Pavilhão Desportivo da Boavista, no qual decorreu a sessão solene do Dia da Cidade e a Gala do Desporto - Homenagem aos Campeões Portimonenses da época 2018/2019.

No Dia da Cidade, Portimão inaugura Pavilhão Desportivo da Boavista e homenageia protagonistas da CED 2019
O fim de ano em Portimão são quatro dias

O fim de ano em Portimão são quatro dias

Agir, Rock em Stock, Fernando Daniel e Dança Balança fazem a festa, onde não faltará o tradicional fogo de artifício e animação musical pela noite dentro.

Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano, em 2021

O Acordo de Parceria entre o EMF-European Museum Forum (Forum Europeu dos Museus) e o Município de Portimão, assinado no passado dia 23 de novembro, por Jette Sandahl, Presidente da Direção do EMF e Isilda Varges Gomes Presidente da  Câmara  Municipal de Portimão, marca o início  da formalização da candidatura de Portimão e do seu Museu, como os locais  escolhidos  para a futura realização do mais relevante evento anual de atribuição dos prémios “Museu Europeu do Ano”, da museologia europeia, o EMYA-“European Museum of the Year Award”, em 2021.

Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano, em 2021
Noite inesquecível encerra Portimão - Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Noite inesquecível encerra Portimão - Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Uma noite inesquecível marcou a 13 de dezembro o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, que levou mais de duas mil pessoas ao Portimão Arena, encerrando em apoteose um ano repleto de iniciativas de caráter desportivo.

Câmara de Portimão isenta pagamento de estacionamento à superfície no centro da cidade e no Largo do Dique

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou por unanimidade, na sessão de 9 de dezembro, a isenção de pagamento de estacionamento à superfície em diversas artérias do centro da cidade durante a época natalícia, a qual vigorará nos dias úteis, a partir das 17h00, e nos fins-de-semana e feriados, ao longo de todo o dia.

Câmara de Portimão isenta pagamento de estacionamento à superfície no centro da cidade e no Largo do Dique
Projeto “Barbearia Social” é distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado

Projeto “Barbearia Social” é distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, dá o mote para uma semana de atividades especialmente dirigidas aos alunos das escolas e a pessoas excecionais do concelho de Portimão. 

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo

A entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ter lugar na quinta-feira, dia 12 de dezembro, numa cerimónia inserida nas Comemorações Oficiais do Dia da Cidade e marcada para a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00.

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo
Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

O Dia da Cidade de Portimão vai ser inspirado este ano pela CED - Cidade Europeia do Desporto 2019, destacando-se do programa, que decorre entre 7 e 15 de dezembro, a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, palco da sessão solene que assinala a efeméride.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dá o mote para atividades inclusivas em Portimão

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, dá o mote para uma semana de atividades especialmente dirigidas aos alunos das escolas e a pessoas excecionais do concelho de Portimão. 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dá o mote para atividades inclusivas em Portimão
Portimão entrega pela primeira vez Prémio Municipal de Voluntariado

Portimão entrega pela primeira vez Prémio Municipal de Voluntariado

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de dezembro, vão ser assinaladas em Portimão com a entrega do Prémio Municipal de Voluntariado e a realização da mesa-redonda “Voluntariado em Portimão – Um ato de cidadania”, marcadas para o auditório do Museu de Portimão.

Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 despede-se em ambiente de festa

Depois de um ano intenso, cheio de provas de alto nível competitivo e de inúmeras propostas informais destinadas a toda a gente, a programação de dezembro em Portimão – Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 encerra em clima de festa este ambicioso projeto, que envolveu mais de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros.

Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 despede-se em ambiente de festa
Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão e Estuários em dezembro no Museu de Portimão

Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão e Estuários em dezembro no Museu de Portimão

A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão.

Inauguração das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão

Está marcada para as 15h30 deste domingo, 1 de dezembro, na Rua dos Bombeiros Voluntários, a inauguração oficial das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão, seguido de visita às novas instalações, que será presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Inauguração das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão
Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira decorre no Museu de Portimão

Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira decorre no Museu de Portimão

A FPA - Federação Portuguesa de Atletismo agendou para 1 de dezembro o Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira, que terá lugar no auditório do Museu de Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019

Na manhã de 8 de dezembro, pelas 10h00, será dado em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 o tiro de partida para a primeira edição do circuito TVI Running Wonders – Corrida da Dieta Mediterrânica, que terá transmissão televisiva na TVI.

TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019
Portimão volta a ser a cidade anfitriã da Algarpex - Exposição Filatélica do Algarve

Portimão volta a ser a cidade anfitriã da Algarpex - Exposição Filatélica do Algarve

A Secção Filatélica do Lions Clube de Portimão promove entre os dias 27 e 30 de novembro, a 10ª edição da ALGARPEX – Exposição Filatélica do Algarve na Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A Magia do Natal vai invadir Portimão sob o mote “Nunca houve um Natal assim”

A Magia do Natal vai invadir Portimão de 29 de novembro a 6 de janeiro. O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época.

A Magia do Natal vai invadir Portimão sob o mote “Nunca houve um Natal assim”
Federação de Ginástica de Portugal estreia espetáculo

Federação de Ginástica de Portugal estreia espetáculo "Pirouette" no Portimão Arena

A grande estreia do espetáculo itinerante “Pirouette”, apresentado pela Federação de Ginástica de Portugal, está marcada para as 16h00 do próximo dia 1 de dezembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

StartUp Portimão acolheu o primeiro encontro informal de incubadoras do Algarve

No passado dia 18 de novembro, a Startup Portimão - a incubadora do município localizada no Autódromo Internacional do Algarve - foi anfitriã do I Encontro informal de incubadoras do Algarve dinamizado em colaboração com a Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e Universidade do  Algarve onde, pela primeira vez se sentaram à mesma mesa representantes das várias incubadoras existentes na região algarvia, da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Rede Nacional de Incubadoras.

StartUp Portimão acolheu o primeiro encontro informal de incubadoras do Algarve
Portimão assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Portimão assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Município de Portimão vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se celebra a 25 de novembro, com algumas iniciativas que visam alertar a sociedade para os casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Portimão International Dance Festival junta os melhores cem pares de dez países

Cem pares em representação de dez países participam no 2º Portimão International Dance Festival, marcado para 23 de novembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Portimão International Dance Festival junta os melhores cem pares de dez países
Associação UFE Algarve promove duelo musical no Teatro de Portimão

Associação UFE Algarve promove duelo musical no Teatro de Portimão

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão irá receber, na quarta-feira dia 27 de Novembro, pelas 21h30, a incrível e bem humorada dupla Nathalie Miravete e Laurent Cirade na apresentação de um duelo musical inigualável.

Gala “Fé no Triatlo” distingue em Portimão atletas e treinadores do ano

No próximo dia 23 de novembro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a partir das 15h00 a Gala “Fé no Triatlo”, durante a qual serão distinguidos atletas, treinadores e dirigentes que têm contribuído para o desenvolvimento da modalidade.

Gala “Fé no Triatlo” distingue em Portimão atletas e treinadores do ano
 “A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

“A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

27 Estabelecimentos de ensino do concelho foram evacuados, no exercício público de âmbito nacional “A Terra Treme”.

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão

Às 11h15 desta sexta-feira, 15 de novembro, o Município de Portimão convida toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania.

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão
Portimão plantou 5.500 árvores

Portimão plantou 5.500 árvores

Nos dias 10 e 11 de novembro, mais de 650 participantes, entre voluntários, professores e alunos, plantaram 5.500 árvores no Barranco do Rodrigo em Portimão, no âmbito do projeto “Operação Montanha Verde 2019”, levada a efeito pelo Zoomarine.

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão

No próximo dia 19 de novembro, pelas 19h30, o Centro Comunitário de Alvor recebe o espetáculo de teatro-documentário - “Pelos que andam sobre as águas do mar”, de Raquel Belchior/GALATEIA, que contará com a participação especial do coro feminino do Centro Comunitário de Alvor e que terá entrada gratuita. De referir que no ano transato, o Auditório Museu de Portimão recebeu este espetáculo e teve casa cheia.

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão
Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

A Câmara Municipal de Portimão embargou esta quinta-feira, 7 de novembro, a obra a decorrer na Vivenda Compostela, localizada na Praia da Rocha, no sentido de serem averiguadas alegadas "desconformidades" na sua execução.

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais

A Quinta Pedagógica de Portimão e a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes dão as mãos no projeto “Histórias na Quinta”, que visa dar a conhecer às crianças os hábitos e características dos diferentes animais, com acompanhamento do crescimento das suas crias.

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais
II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

 No próximo dia 22 de novembro o Município de Portimão em parceria com a Rede Social local promove, pela segunda vez, as Jornadas Sociais de Portimão que, no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, tem como mote " Saúde e Desporto".

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami

Nesta terça-feira, 5 de novembro, Portimão volta a assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, com um conjunto de iniciativas, entre as quais uma exposição e ações nas escolas.

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami
ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Portimão acaba de ser distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, entidade responsável por este projeto comunitário.

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José

O Arco de São José, um dos ex-libris da zona antiga de Portimão, vai ser recuperado, sendo necessário proceder à reparação da superfície inferior da infraestrutura, pelo que os respetivos trabalhos começam no dia 5 de novembro e implicam o corte temporário de trânsito na Rua de S. José, sobre a qual passa o viaduto em causa.

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José