Ao tomar conhecimento do falecimento da Senhora Isaura Assunção da Silva Borges Coelho, distinguida no passado dia 11 de Dezembro, Dia da Cidade de Portimão, com o título de cidadã benemérita e com a Medalha de Honra do Município de Portimão, vem a Câmara Municipal de Portimão manifestar publicamente um voto sentido de pesar e de respeito profundo, muito sincero, pela memória de tão ilustre portimonense, apresentando à família enlutada as sentidas condolências.

Breve biografia de Isaura Assunção Silva Borges Coelho
Foi uma das grandes figuras da resistência ao fascismo e da luta das mulheres pela democracia, liberdade e igualdade de direitos, em Portugal.
Em 2002, o Presidente da República, Jorge Sampaio, atribui-lhe a condecoração da Ordem da Liberdade.
Nascida em Portimão, em 1926, cedo revelaria a sua coragem e amor pelo próximo. Tinha 11 anos quando, na Praia do Vau, salvou de afogamento uma menina um ano mais velha. Aos 16 anos, na passagem de nível da estrada de Monchique, saltou para a linha de comboio, despindo a blusa vermelha para dar o alerta, conseguindo evitar o embate da automotora contra uma mula e a carroça, o que lhe valeu um processo judicial.
Entre 1949 e 1952, frequentou a Escola de Enfermagem Artur Ravara.
Começou a exercer a profissão no Hospital dos Capuchos. As condições de trabalho eram árduas, as enfermeiras obrigadas a turnos de 12 horas, que iam muitas vezes até às 24 horas, e a trinta velas de 12 horas, com apenas uma folga semanal. Cedo Isaura se colocou à frente da sua luta pela melhoria das condições de trabalho e dos cuidados de saúde nos hospitais.
Quando doze das suas colegas enfermeiras do Hospital Júlio de Matos, foram despedidas, por terem casado sem autorização, encabeçou um abaixo-assinado a Salazar, ao Cardeal Cerejeira e ao Enfermeiro-mor dos hospitais. Recolheu centenas de assinaturas para exigir a liberdade de casamento para as enfermeiras. (Recorde-se que o decreto-lei nº 28794, de 1 de Julho de 1938, estabelecia no artigo 60 que «Nos lugares dos serviços de enfermagem e domésticos (serviço interno) a preencher por pessoal feminino, só poderão de futuro ser admitidas mulheres solteiras e viúvas, sem filhos, as quais serão substituídas logo que deixem de verificar-se estas condições». A proibição do casamento das enfermeiras só terminaria, depois de longa luta, com a publicação do decreto nº 44923, de Março de 1963.)
Adere ao Movimento de Unidade Democrática (MUD). Em 1953, durante a campanha para as eleições para a Assembleia Nacional, quando se dirigia para a sede do MUD Juvenil (aos Anjos, Lisboa) é presa juntamente com outros jovens, posteriormente libertados. Ficou em prisão preventiva por dinamizar do “movimento das enfermeiras”.
A “casamenteira”, como jocosamente a PIDE a apelidava, foi sujeita ao regime de isolamento, brutalmente espancada e arrastada pelos cabelos, na presença do seu advogado, Dr. Lopes Correia, também violentamente agredido pela PIDE.
A marcação do julgamento desencadeou um amplo movimento de protesto. Foram distribuídos panfletos e tarjetas contra a prisão arbitrária e a violência, sendo exigindo “Liberdade para Isaura” nas paredes de Lisboa.
Em Junho de 1954, o MUD Juvenil, num dos seus comunicados, denunciava a situação: “Com Isaura Silva, no banco dos réus, estão as enfermeiras e a juventude de Portugal”.
No Tribunal Plenário, durante o julgamento, a PIDE ocupou a quase totalidade dos lugares do público, não conseguindo impedir que fosse saudada por muitos populares e recebido um cravo branco de uma enfermeira. Entre as testemunhas de defesa, estava o poeta Alexandre O’Neil, a escritora Maria Lamas, o engenheiro Veiga de Oliveira e Maria Isabel Aboim Inglês.
Passou quatro anos na prisão. Tinha sido condenada ”apenas” a dois anos de prisão maior, à perda de direitos políticos por quinze anos e a «medidas de segurança» prorrogáveis, por “pertencer ao MUD Juvenil e fazer a sua apologia, por ter acusado a PIDE de infligir torturas morais e físicas aos presos, por ter exigido condições mínimas para o trabalho nos hospitais, por ter protestado contra o facto de as enfermeiras não poderem casar”.
Chegou a pesar trinta quilos, esteve às portas da morte, sendo internada no Hospital de Santa Marta e no Hospital de Santa Maria, onde colheu a solidariedade de médicos e enfermeiros. Ligada a este movimento das enfermeiras, foi também presa a sua irmã Hortênsia da Silva Campos Lima, casada com o advogado que viria a estabelecer-se em Portimão, Manuel Campos Lima.
Libertada em 1956, a sua ação na resistência contra a ditadura fascista não abrandou. Foi-lhe fixada residência em Portimão, na casa dos pais. Era permanentemente vigiada pela PIDE, tal como os seus familiares e amigos.
Após um ano de residência fixa, foi autorizada a regressar a Lisboa. Esteve em formação no Instituto Português de Oncologia, com o Professor Gentil Martins. Admitida na Liga dos Hospitais onde desenvolveu um trabalho muito elogiado, dela acabou por ser expulsa pelo almirante Henrique Tenreiro, que dominava a Liga, quando soube, pela PIDE, do passado de resistência antifascista de Isaura.
Impedida de trabalhar nos hospitais públicos, com a ajuda do Professor Pulido Valente e do Dr. Pedro Monjardino, conseguiu trabalho numa clínica particular. Só depois de muito protestar e lutar, entrou no Curso de Puericultura e Partos da Maternidade Alfredo da Costa, sendo admitida como enfermeira eventual.
Após o 25 de Abril, recusou o cargo de enfermeira-chefe dos Hospitais Civis de Lisboa, mantendo-se como enfermeira de 2ª classe, na Maternidade Alfredo da Costa. Subiu a enfermeira de 1ª e a enfermeira-chefe. Tirou o Curso de Enfermagem Pediátrica e Saúde Infantil. Exerceu, até à reforma, o cargo de enfermeira-chefe do Serviço de Prematuros da Maternidade Alfredo da Costa, onde foi igualmente delegada sindical dos enfermeiros.
Viria a casar no Forte de Peniche com António Borges Coelho, que estava a cumprir pena de prisão onde esteve seis anos, seis meses dos quais em total isolamento. Deste casamento nasceria a única filha de ambos.
António Borges Coelho é uma das grandes personalidades da democracia e da cultura em Portugal, catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, historiador, poeta, romancista, com uma obra monumental na área da investigação histórica, continua a publicar a sua História de Portugal, da qual já saíram vários volumes.

 

0
0
0
s2sdefault

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

Freguesia de Alvor vai ter nova imagem de marca

A Junta de Freguesia de Alvor desafiou o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Portimão através da Licenciatura de Design de Comunicação a desenvolver um projeto para a criação de uma nova marca para a Vila de Alvor.

Freguesia de Alvor vai ter nova imagem de marca
Magia do Natal invadiu Portimão e envolveu mais de cem mil pessoas

Magia do Natal invadiu Portimão e envolveu mais de cem mil pessoas

Mais de cem mil pessoas passaram pelos diversos pontos de animação que integraram o evento “Portimão – a Magia do Natal”, dinamizando espaços de referência da cidade entre 29 de novembro e 6 de janeiro.

Fim de ano em Portimão arranca este sábado ao som de Agir

Agir, Rock em Stock, Fernando Daniel, Dança Balança, DJ Olga Ryazanova e DJ Sam fazem a festa, onde não faltará o tradicional fogo de artifício e animação musical pela noite dentro.

Fim de ano em Portimão arranca este sábado ao som de Agir
“Projeto Náutico nas Escolas” possibilita a alunos experimentarem canoagem e vela

“Projeto Náutico nas Escolas” possibilita a alunos experimentarem canoagem e vela

Foi assinado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, o protocolo de colaboração de desenvolvimento desportivo relativo ao “Projeto Náutico nas Escolas”, que abrange as modalidades de canoagem e vela e foi estabelecido entre o Município de Portimão, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos deste Agrupamento, o Clube Naval de Portimão, a Ensinar a Sorrir – Associação de Solidariedade e Apoio à Família e a Portinado – Associação de Natação de Portimão.

No Dia da Cidade, Portimão inaugura Pavilhão Desportivo da Boavista e homenageia protagonistas da CED 2019

Em clima de festa, foi inaugurado na tarde de ontem, 11 de dezembro, o Pavilhão Desportivo da Boavista, no qual decorreu a sessão solene do Dia da Cidade e a Gala do Desporto - Homenagem aos Campeões Portimonenses da época 2018/2019.

No Dia da Cidade, Portimão inaugura Pavilhão Desportivo da Boavista e homenageia protagonistas da CED 2019
O fim de ano em Portimão são quatro dias

O fim de ano em Portimão são quatro dias

Agir, Rock em Stock, Fernando Daniel e Dança Balança fazem a festa, onde não faltará o tradicional fogo de artifício e animação musical pela noite dentro.

Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano, em 2021

O Acordo de Parceria entre o EMF-European Museum Forum (Forum Europeu dos Museus) e o Município de Portimão, assinado no passado dia 23 de novembro, por Jette Sandahl, Presidente da Direção do EMF e Isilda Varges Gomes Presidente da  Câmara  Municipal de Portimão, marca o início  da formalização da candidatura de Portimão e do seu Museu, como os locais  escolhidos  para a futura realização do mais relevante evento anual de atribuição dos prémios “Museu Europeu do Ano”, da museologia europeia, o EMYA-“European Museum of the Year Award”, em 2021.

Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano, em 2021
Noite inesquecível encerra Portimão - Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Noite inesquecível encerra Portimão - Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Uma noite inesquecível marcou a 13 de dezembro o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, que levou mais de duas mil pessoas ao Portimão Arena, encerrando em apoteose um ano repleto de iniciativas de caráter desportivo.

Câmara de Portimão isenta pagamento de estacionamento à superfície no centro da cidade e no Largo do Dique

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou por unanimidade, na sessão de 9 de dezembro, a isenção de pagamento de estacionamento à superfície em diversas artérias do centro da cidade durante a época natalícia, a qual vigorará nos dias úteis, a partir das 17h00, e nos fins-de-semana e feriados, ao longo de todo o dia.

Câmara de Portimão isenta pagamento de estacionamento à superfície no centro da cidade e no Largo do Dique
Projeto “Barbearia Social” é distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado

Projeto “Barbearia Social” é distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, dá o mote para uma semana de atividades especialmente dirigidas aos alunos das escolas e a pessoas excecionais do concelho de Portimão. 

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo

A entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ter lugar na quinta-feira, dia 12 de dezembro, numa cerimónia inserida nas Comemorações Oficiais do Dia da Cidade e marcada para a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00.

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo
Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

O Dia da Cidade de Portimão vai ser inspirado este ano pela CED - Cidade Europeia do Desporto 2019, destacando-se do programa, que decorre entre 7 e 15 de dezembro, a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, palco da sessão solene que assinala a efeméride.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dá o mote para atividades inclusivas em Portimão

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, dá o mote para uma semana de atividades especialmente dirigidas aos alunos das escolas e a pessoas excecionais do concelho de Portimão. 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dá o mote para atividades inclusivas em Portimão
Portimão entrega pela primeira vez Prémio Municipal de Voluntariado

Portimão entrega pela primeira vez Prémio Municipal de Voluntariado

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de dezembro, vão ser assinaladas em Portimão com a entrega do Prémio Municipal de Voluntariado e a realização da mesa-redonda “Voluntariado em Portimão – Um ato de cidadania”, marcadas para o auditório do Museu de Portimão.

Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 despede-se em ambiente de festa

Depois de um ano intenso, cheio de provas de alto nível competitivo e de inúmeras propostas informais destinadas a toda a gente, a programação de dezembro em Portimão – Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 encerra em clima de festa este ambicioso projeto, que envolveu mais de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros.

Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 despede-se em ambiente de festa
Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão e Estuários em dezembro no Museu de Portimão

Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão e Estuários em dezembro no Museu de Portimão

A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão.

Inauguração das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão

Está marcada para as 15h30 deste domingo, 1 de dezembro, na Rua dos Bombeiros Voluntários, a inauguração oficial das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão, seguido de visita às novas instalações, que será presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Inauguração das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão
Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira decorre no Museu de Portimão

Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira decorre no Museu de Portimão

A FPA - Federação Portuguesa de Atletismo agendou para 1 de dezembro o Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira, que terá lugar no auditório do Museu de Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019

Na manhã de 8 de dezembro, pelas 10h00, será dado em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 o tiro de partida para a primeira edição do circuito TVI Running Wonders – Corrida da Dieta Mediterrânica, que terá transmissão televisiva na TVI.

TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019
Portimão volta a ser a cidade anfitriã da Algarpex - Exposição Filatélica do Algarve

Portimão volta a ser a cidade anfitriã da Algarpex - Exposição Filatélica do Algarve

A Secção Filatélica do Lions Clube de Portimão promove entre os dias 27 e 30 de novembro, a 10ª edição da ALGARPEX – Exposição Filatélica do Algarve na Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A Magia do Natal vai invadir Portimão sob o mote “Nunca houve um Natal assim”

A Magia do Natal vai invadir Portimão de 29 de novembro a 6 de janeiro. O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época.

A Magia do Natal vai invadir Portimão sob o mote “Nunca houve um Natal assim”
Federação de Ginástica de Portugal estreia espetáculo

Federação de Ginástica de Portugal estreia espetáculo "Pirouette" no Portimão Arena

A grande estreia do espetáculo itinerante “Pirouette”, apresentado pela Federação de Ginástica de Portugal, está marcada para as 16h00 do próximo dia 1 de dezembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

StartUp Portimão acolheu o primeiro encontro informal de incubadoras do Algarve

No passado dia 18 de novembro, a Startup Portimão - a incubadora do município localizada no Autódromo Internacional do Algarve - foi anfitriã do I Encontro informal de incubadoras do Algarve dinamizado em colaboração com a Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e Universidade do  Algarve onde, pela primeira vez se sentaram à mesma mesa representantes das várias incubadoras existentes na região algarvia, da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Rede Nacional de Incubadoras.

StartUp Portimão acolheu o primeiro encontro informal de incubadoras do Algarve
Portimão assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Portimão assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Município de Portimão vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se celebra a 25 de novembro, com algumas iniciativas que visam alertar a sociedade para os casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Portimão International Dance Festival junta os melhores cem pares de dez países

Cem pares em representação de dez países participam no 2º Portimão International Dance Festival, marcado para 23 de novembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Portimão International Dance Festival junta os melhores cem pares de dez países
Associação UFE Algarve promove duelo musical no Teatro de Portimão

Associação UFE Algarve promove duelo musical no Teatro de Portimão

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão irá receber, na quarta-feira dia 27 de Novembro, pelas 21h30, a incrível e bem humorada dupla Nathalie Miravete e Laurent Cirade na apresentação de um duelo musical inigualável.

Gala “Fé no Triatlo” distingue em Portimão atletas e treinadores do ano

No próximo dia 23 de novembro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a partir das 15h00 a Gala “Fé no Triatlo”, durante a qual serão distinguidos atletas, treinadores e dirigentes que têm contribuído para o desenvolvimento da modalidade.

Gala “Fé no Triatlo” distingue em Portimão atletas e treinadores do ano
 “A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

“A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

27 Estabelecimentos de ensino do concelho foram evacuados, no exercício público de âmbito nacional “A Terra Treme”.

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão

Às 11h15 desta sexta-feira, 15 de novembro, o Município de Portimão convida toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania.

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão
Portimão plantou 5.500 árvores

Portimão plantou 5.500 árvores

Nos dias 10 e 11 de novembro, mais de 650 participantes, entre voluntários, professores e alunos, plantaram 5.500 árvores no Barranco do Rodrigo em Portimão, no âmbito do projeto “Operação Montanha Verde 2019”, levada a efeito pelo Zoomarine.

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão

No próximo dia 19 de novembro, pelas 19h30, o Centro Comunitário de Alvor recebe o espetáculo de teatro-documentário - “Pelos que andam sobre as águas do mar”, de Raquel Belchior/GALATEIA, que contará com a participação especial do coro feminino do Centro Comunitário de Alvor e que terá entrada gratuita. De referir que no ano transato, o Auditório Museu de Portimão recebeu este espetáculo e teve casa cheia.

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão
Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

A Câmara Municipal de Portimão embargou esta quinta-feira, 7 de novembro, a obra a decorrer na Vivenda Compostela, localizada na Praia da Rocha, no sentido de serem averiguadas alegadas "desconformidades" na sua execução.

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais

A Quinta Pedagógica de Portimão e a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes dão as mãos no projeto “Histórias na Quinta”, que visa dar a conhecer às crianças os hábitos e características dos diferentes animais, com acompanhamento do crescimento das suas crias.

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais
II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

 No próximo dia 22 de novembro o Município de Portimão em parceria com a Rede Social local promove, pela segunda vez, as Jornadas Sociais de Portimão que, no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, tem como mote " Saúde e Desporto".

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami

Nesta terça-feira, 5 de novembro, Portimão volta a assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, com um conjunto de iniciativas, entre as quais uma exposição e ações nas escolas.

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami
ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Portimão acaba de ser distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, entidade responsável por este projeto comunitário.

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José

O Arco de São José, um dos ex-libris da zona antiga de Portimão, vai ser recuperado, sendo necessário proceder à reparação da superfície inferior da infraestrutura, pelo que os respetivos trabalhos começam no dia 5 de novembro e implicam o corte temporário de trânsito na Rua de S. José, sobre a qual passa o viaduto em causa.

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José
Site do Município de Portimão disponibiliza info mapa com informação personalizada

Site do Município de Portimão disponibiliza info mapa com informação personalizada

Já se encontra disponível no site do Município de Portimão o mapa informativo do concelho, onde se inclui um conjunto de informações pertinentes e exclusivas desta aplicação, sobretudo vocacionada para os residentes do concelho.

10 dias de animação para todos os gostos na 357ª Feira de São Martinho

Feira secular decorrerá de 8 a 17 de novembro 2019 no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, com dois dias especiais dedicados à juventude e à família.

10 dias de animação para todos os gostos na 357ª Feira de São Martinho