Exposição "A Preto e Branco" na Casa Manuel Teixeira Gomes
A exposição “A Preto e Branco” é inaugurada no dia 8 de novembro, pelas 16h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, numa iniciativa promovida pelo autor Agostinho Jorge para assinalar o 50º aniversário da independência de Angola.
Composta por 21 quadros com desenhos a carvão, a mostra reflete a interação entre o povo ocupante e o nativo, enquanto deixa transparecer 500 anos de influência mútua. As obras foram criadas no final de 1975 por Agostinho Jorge, numa altura em que Angola vivia o derradeiro momento da sua independência.
Cinco décadas depois, o autor decidiu trazer à “luz do dia” os seus trabalhos numa exposição que integra também, para além dos quadros, documentos originais dos três movimentos de libertação, nomeadamente os programas de governo, bandeiras, boletins informativos e panfletos.
Agostinho Jorge nasceu no dia 22 de dezembro de 1956, em Bibala, Moçâmedes (Angola), localidade onde frequentou o ensino secundário e residiu até 27 de agosto de 1975, altura em chegou a Portugal. Viveu na região de Lisboa até final de 1986 e, nesse período, concluiu o ensino superior.
No ano seguinte deslocou-se para Portimão, cidade onde reside até à presente data. A nível profissional, colaborou com empresas privadas da região e exerceu funções na Câmara Municipal de Portimão. Atualmente, casado e pai de três filhos, está aposentado e nos momentos de lazer aprecia o colecionismo, a música, a dança e a pesca.
“A Preto e Branco” centra-se numa fase da vida de Agostinho Jorge em que se dá a sua mudança para Portugal. Aos 18 anos, acabara de chegar de Angola e na sua mente estavam presentes todos os acontecimentos vividos. Tentava perceber o que poderia ser o futuro, numa terra completamente diferente da sua.
Como forma de homenagear os seus povos, quer o que o viu nascer, quer o que o recebeu, pegou em lápis e papel e criou desenhos que mostram a interação entre ambas as comunidades. As obras foram todas criadas na mesa da pastelaria “Nova Mina”, na Amadora, enquanto via numa televisão, a preto e branco, as notícias que chegavam de Angola sobre a independência daquele país.
Horário de Funcionamento da CMTG:
Terça-feira a Sexta-feira 10h00 - 12h30 | 14h00 - 17h00 Sábados 14h00 - 17h00