
A Nossa Cultura sai à Rua 25`
O Município de Portimão associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património, este ano sob o mote “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado e Portas para o Futuro”.
Integrado no conjunto das programações das Jornadas Europeias do Património que este ano se comemoram nos dias 20 e 21 de setembro, este evento tem o seu foco na freguesia da Mexilhoeira Grande e procura desta forma manter e preservar vivas todas as tradições e saberes daquela comunidade.
A atividade decorrerá durante o dia 20 de setembro, com o desenvolvimento de algumas iniciativas descentralizadas no seio da freguesia, de onde se destacam os passeios culturais e ambientais durante o período da manhã e tendo como ponto alto as muitas ações que se realizarão no adro da Igreja da Mexilhoeira Grande no período da tarde/noite.
Assim, durante o período compreendido entre as 16h00 e as 00h00, poderão ser desfruídas ao vivo as artes, os saberes e os sabores da Mexilhoeira Grande, com uma mostra singular e muito genuína de produtos alimentares, doçaria e artesanato, representativas do cariz rural do concelho de Portimão e da freguesia da Mexilhoeira Grande em particular.
Neste sentido, não faltarão os jogos tradicionais para todas as idades, como o jogo da macaca, o pião, o berlinde, o jogo do burro e o lencinho da botica, podendo os visitantes participar
igualmente em diversas oficinas, aprendendo a construir brinquedos de outros tempos ou mesmo observando e participando em ações como a de construção de uma instalação em taipa ou de trabalhos de empreita.
Como habitualmente, este é um evento marcado pela música popular portuguesa, pelas danças tradicionais e por um vasto e eclético leque de iniciativas, que vão desde à observação de demonstrações gastronómicas ao conto de histórias.
A noite encerrará com uma desfolhada à “moda antiga”, que se constituirá como mais um momento marcado pelo convívio intergeracional, na expetativa de ser encontrado o ‘milho-rei’, maçaroca de milho vermelho que, segundo a tradição, implica dar um abraço e um beijo a todos os participantes na roda.
PROGRAMA
9h30 - Passeio pelo Património Natural da Mexilhoeira, Filipe Bally (Inscrição para
16h00 - Abertura “A Nossa Cultura Sai à Rua”
17h00 - “Cantos do Algarve – com o projeto “Cantos do Algarve - A Cultura Sai à Rua – Instrumentais” - Grupo de Cantares Mexilhoeirense
17h45 - “O Dia da Espiga”– Dancenema
18h15 – “Vamos fazer empreita” – oficinas de experimentação - Associação Grão de Areia
- Vamos pintar o muro – oficina de caiação – Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande (dinamizado por Susana Santos)
19h10 – “Vamos dar um pezinho” - Oficina de danças tradicionais e atuação - Rancho Folclórico da Figueira
20h00 - “Sabores da Terra “- Demonstração Gastronómica – Papas de milho com berbigão - Sociedade Recreativa Figueirense
21h00 - Jorge Serafim – Sessão de contos
22h00 - Desfolhada "À moda antiga”
22h30 – “Há Baile no Adro” - Baile Popular com Paula e José Vicente
Popular em Portimão

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos

Portimão celebra Nuno Júdice e a sua relação poética com as artes plásticas

“A Nossa Cultura Sai à Rua” na Mexilhoeira Grande homenageia António Silva Marreiros
