
Conferência "Prisões e regimes de detenção em Portugal: antes e depois de 1974"
No âmbito da exposição “The portugueses prison project”, que terá início no dia19 de abril, no Museu de Portimão, irá decorrer uma conferência que abordará o tema das prisões, dos regimes prisionais e da vida na prisão antes da revolução de 1974. Três contribuições tratam das pessoas politicamente presas e das suas condições de vida, uma primeira sobre os presos do Algarve, uma segunda de forma mais geral sobre os regimes prisionais durante o tempo do governo fascista em Portugal, e uma terceira dá a palavra a um combatente da resistência e testemunho contemporâneo. Por último, são analisadas as condições prisionais dos presos não políticos no Portugal conservador, antes da revolução de 1974.
Na segunda parte do primeiro dia da conferência serão apresentados os objetivos, ideias de projetos e exposições anteriores, juntamente com informações sobre exposição que será inaugurada. Os dois fotógrafos falam sobre sua abordagem e suas imagens.
Serão ainda comentados, alguns resultados de um projeto de pesquisa sobre visitantes realizado durante duas exposições anteriores.
O segundo dia da conferência, dia 20 de abril, centrar-se-á na influência da revolução de 1974 nas condições prisionais e no desenvolvimento dos regimes prisionais em Portugal. Além dos representantes da administração prisional portuguesa, também os representantes dos órgãos de observação nacionais e internacionais (NPM; CPT; SPT) tomam a palavra.
Para participar nesta conferência gratuita é necessário inscrição prévia. Os interessados poderão consultar o programa e inscrever-se aqui.
Consulte o programa detalhado AQUI.
Popular em Portimão

Câmara Municipal de Portimão reforça equipas das escolas com mais assistentes operacionais

3º edição dos “Outonitos de Teatro” promove cultura teatral junto de crianças e jovens

Mercado Municipal de Portimão abre hasta pública
