Onze ideias de negócio passam à ação no 1ºBootcamp de Empreendedorismo da Startup Portimão

Apenas seis meses depois de abrir portas, a Startup Portimão dinamizou o 1º Bootcamp de Empreendedorismo onde onze projetos passaram da ideia ao modelo de negócio e mais de cinquenta participantes usufruíram de sessões de formação em temáticas essenciais a quem pretende iniciar o seu próprio negócio.

O 1º Bootcamp de Empreendedorismo da Startup Portimão chegou ao fim na passada quarta-feira, 7 de março, depois de um programa de 30 horas de formação inicial, em que foram dadas ferramentas para impulsionar os projetos participantes, com módulos de formação abrangentes desde o Empreendedorismo até ao Plano Financeiro. Após estes 5 módulos de 6 horas cada, o programa avançou para dois dias completos, cheios de atividades e dinâmicas com destaque para as sessões de treino de “Pitch” (apresentação dos projetos) e “Speed Mentoring” (apresentar e receber feedback) que tiveram lugar no dia 6 de março, terça-feira.

A apresentação pública dos projetos participantes, perante um reconhecido júri, foi o ponto alto do último dia do Bootcamp que, de portas abertas ao público em geral, teve um programa recheado de convidados e contou com a presença especial do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo que não quis deixar de reforçar que “ Todos precisamos de ter uma atitude cada vez mais empreendedora”, destacando o momento extraordinário que o País está a viver e as oportunidades que existem para quem quiser empreender.

A manhã começou desde logo com uma “Inspirational Talk” com Tim Vieira, da Brave Generation e do programa televisivo Shark Tank, seguido de um painel com vários oradores dedicado ao tema “Portugal e o Futuro”, com a participação de Luís Flores, da Eveloping; Natacha Parreira, da Pluralo e Paulo Pinheiro, do Autódromo Internacional do Algarve, sob a moderação de Teresa Preta, dos Territórios Criativos.

O grande momento do dia aconteceu à tarde com o “pitch” de nove dos projetos participantes no Bootcamp: " Algarve Loves You" de Rui Castanheira ; " Colher" de Cláudia Fonseca; "Contact" de Dennis Atherton e Anabela Lourenço; "Monchique Glamping" de Filipe Pimenta e Humberto Sério; Inboundware" de Raquel Melo; "LUPA – LabUrbParticipado” de Lucinda Caetano; "Recy Teky" de Alexandre Santos e "Happy Manager" de Joana Santos, apresentados perante um painel de convidados do qual fizeram parte Catarina Marques Vieira, da Capital Europeia da Juventude; João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras; Paulo Pinheiro, do Autódromo Internacional do Algarve e Tim Vieira, da Bravegeneration.
A sessão de encerramento, para além da presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, contou com Paulo Pinheiro, do Autódromo Internacional do Algarve, para quem “estes seis meses têm sido surpreendentes”, realçando a importância para o Autódromo do "contacto com uma visão completamente diferente da nossa”, enquanto Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos, afirmou “ Queremos criar, a partir daqui um ecossistema empreendedor único, para que nos possamos afirmar a nível nacional”.
Na ocasião, Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal deu os parabéns ao Município pelo sonho concretizado com a criação da Startup Portimão, e afirmou que “ é este trabalho em conjunto e esta capacidade de inovar que nos leva a ter sucesso".
Para Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão este foi um dia especialmente emotivo, não tendo escondido o seu orgulho pela Startup Portimão, “Sempre senti que fazia falta um local como este onde se possa dar espaço à capacidade de empreender".


Este Bootcamp esteve a cargo dos " Territórios Criativos", parceiro do Município na gestão e dinamização da sua incubadora, especialmente vocacionada para as "Smart Cities" e contou com o apoio do Autódromo Internacional do Algarve, outros dos parceiros da Startup Portimão, onde aliás esta se localiza.

 

 

Sobre os Parceiros: 

Autódromo Internacional do Algarve: parceiro que concentra várias infraestruturas com diferentes valências, com Autódromo, Kartódromo, Pista Off-Road, Hotel, Parque Tecnológico, Complexo desportivo e Auditório.
Territórios Criativos: desenvolve e implementa projetos de dinamização territorial e das organizações, tendo por base o empreendedorismo. As principais áreas de intervenção baseiam-se na consultoria, implementação de
projetos e de programas de formação e dinamização de incubadoras de negócios, em todo o território nacional.

Mais informações e contactos:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telemóvel: 910 578 415
Website: www.startupportimao.pt
Facebook: /startupportimao
Instagram: /startupportimao

 

0
0
0
s2sdefault