Município de Portimão promove ciclo de webinars com “Dicas para Pais”

25.11.2022

O Município de Portimão vai promover no decurso do ano letivo 2022/2023, através da sua área da Educação, um ciclo de webinars sobre “Dicas para Pais”, no sentido de proporcionar aos responsáveis pelas crianças e jovens uma oportunidade de partilha de conhecimentos para reflexão, em torno de várias temáticas do desenvolvimento dos alunos

As primeiras ações, dirigidas aos pais e encarregados de educação, terão lugar nos dias 30 de novembro e 7 e 13 de dezembro, sempre às 17H00, abordando temas como a alimentação, a linguagem e a importância da autonomia.

No próximo dia 30 de novembro, a webinar incidirá no tema “A linguagem no desenvolvimento infantil”, esclarecendo os pais e encarregados de educação de crianças do pré-escolar sobre perturbações da linguagem e as etapas do desenvolvimento linguístico, sem esquecer os sinais de alerta na primeira infância e o papel da família, temas focados pelas especialistas Ana Alberto, Sara Teixeira e Patrícia Barros.

Ana Alberto é licenciada em Terapia da Fala desde 2004, tem Pós-graduação e Aperfeiçoamento do Desenvolvimento Infantil desde 2009 e Mestrado em Desenvolvimento Sensorial e Cognitivo desde 2010, exerce funções desde 2004 e possui vasta experiência em Agrupamentos de Escolas desde 2006.

Quanto a Sara Teixeira, é licenciada em Terapia da Fala desde 2012, possui o Curso de Língua Gestual Portuguesa – Nível de Iniciação desde 2011 e uma Pós-graduação em Perturbações da Linguagem na Infância desde 2013. Exerce funções como terapeuta da fala desde 2013 e tem experiência profissional em diversos contextos de atuação, nomeadamente, em Medicina Física e Reabilitação, no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI e, atualmente, em Agrupamentos de Escolas.

Licenciada em Terapia da Fala desde 2016, Patrícia Barros é licenciada em Reabilitação Psicomotora e tem experiência em intervir na área das perturbações do neurodesenvolvimento desde 2008.

O webinar agendado para 7 de dezembro, sob o sugestivo título “Açúcar, não obrigado!”, visa sensibilizar para a redução de açúcar na alimentação e apresentar de dicas para a elaboração de lanches saudáveis, destinando-se a pais e encarregados de educação de alunos do 1º ciclo.

A abordagem será feita pela nutricionista Débora Ganda, licenciada em Nutrição pela Universidade do Algarve no ano de 2019 e com estágio curricular feito na Câmara Municipal de Albufeira e estágio de acesso à Ordem dos Nutricionistas no Imortal Desportivo Clube, o que lhe confere experiência na área desportiva.

A terminar o ciclo deste ano, o webinar de 13 de dezembro terá como tema “Crescer seguro – Superproteção ou autonomia” e convida os pais e encarregados de educação de alunos do 1º ciclo a refletirem sobre a importância da autonomia no processo de desenvolvimento da criança.

A ação estará a cargo de Marina Carvalho, licenciada em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia da Saúde pelo ISPA, sendo também doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapias, é psicoterapeuta e supervisora certificada em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas pela APTC, sendo igualmente assistente principal de Saúde no Centro Hospitalar Universitário do Algarve e diretora do Departamento de Psicologia e Educação Física do ISMAT, onde é professora associada.

Investigadora integrada do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Marina Carvalho integra a equipa portuguesa do Health Behaviour in School Age Children (OMS), contando com cerca de 80 trabalhos publicados, oito prémios e três reconhecimentos.

O ciclo “Dicas para Pais” prosseguirá em 2023, estando previstas mais sessões para o 2º e 3º períodos letivos, a realizar em datas a anunciar, nas quais serão focados os temas “Ser Adolescente – desafios da parentalidade”, “Para melhor escolher – o papel dos pais no processo de tomada de decisão” e “Redes sociais – impacto nos jovens”.

Todos os webinars são de participação gratuita mas de inscrição obrigatória até à véspera de cada sessão, a qual deve ser feita através do link https://cm-portimao.pt/menus/servicos/educacao/ciclo-de-webinars-dicas-para-pais