StartUp Portimão festeja três anos de espírito empreendedor e aposta forte rumo ao futuro

11.08.2020

Lançamento de guias para empreendedores e investidores contou com a presença do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

A StartUp Portimão festejou ontem, 10 de agosto, o 3º aniversário com a apresentação pública de dois guias de apoio a empreendedores e investidores que pretendam apostar no concelho, a que se seguiu uma ‘talk’ com um dos mais recentes empreendedores da incubadora de empresas portimonense.

Na sessão de abertura, a presidente da autarquia anfitriã, Isilda Gomes, partilhou “a manifesta vontade de que a Startup Portimão seja um espaço onde se constroem oportunidades para que aqueles que querem criar a sua empresa possam concretizar os seus sonhos”, tendo lançado um desafio para que seja feito um upgrade às empresas do setor turístico, apostando na inovação. A propósito, a presidente deixou um recado: “Saibamos explorar todas as mais-valias do Algarve para melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos e a capacidade de receber os nossos turistas.”

Depois de reconhecer o trabalho do Município de Portimão para fomentar um ecossistema empreendedor, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, deixou uma mensagem de incentivo, ao defender que ”é preciso continuar a acreditar no futuro.”

Na sua intervenção, Vítor Neto, presidente do NERA e parceiro da incubadora municipal que também marcou presença na sessão de abertura deste aniversário, destacou “o trabalho muito positivo desenvolvido pela Startup Portimão, a qual já tem influência em vários setores e noutras zonas da região.”

APOSTA DE SUCESSO

A funcionar desde 2017 em instalações localizadas no Autódromo Internacional do Algarve, a StartUp Portimão tem-se concretizado como uma aposta bem-sucedida do Município em termos de apoio ao empreendedorismo e no alavancar da inovação, contando neste momento com 20 startups incubadas (física e virtualmente), 80 por cento das quais na área das SmartCities. Agrega mais de 45 parceiros regionais, nacionais e internacionais, que contribuem para que o ecossistema empreendedor seja cada vez mais uma realidade na região algarvia.

Os números destes três anos são elucidativos, com 130 iniciativas realizadas, 200 horas de formação e mais de 40 mentores, além de 13 alumni, contando atualmente com 26 postos de trabalho.

Em termos de futuro, e numa estratégia concertada com o Município de Portimão, o objetivo passa pela diversidade para outras áreas económicas, para além do Turismo, o setor de maior relevância na região.

Também está prevista uma interação efetiva e consistente com a massa crítica e os empresários locais, através da organização de encontros estratégicos com players das várias áreas do tecido económico. Uma das principais apostas será o posicionamento além-fronteiras da Startup Portimão, através da disseminação dos guias do empreendedor e do investidor em Inglês e de parcerias internacionais, contando para o efeito com a GEN Portugal, que passará a estar presente no dia a dia da incubadora algarvia.

Refira-se que a Global Entrepreneurship Network (GEN) é a maior rede de empreendedorismo mundial, gerindo uma plataforma de projetos e programas em 170 países, com o objetivo de facilitar o processo de início e crescimento um negócio, para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Promovendo uma colaboração e iniciativas globais entre empreendedores, investidores, investigadores, governo e organizações de apoio empresarial, a GEN trabalha para fomentar ecossistemas empreendedores que criem mais empregos, consciencializem as pessoas, acelerem a inovação e fortaleçam o crescimento económico.

Estão igualmente pensadas a realização do 2.º Bootcamp em inglês e a angariação de startups estrangeiras para a incubadora, sendo que já atualmente 25 por cento dos empreendedores são oriundos de outros países.

NOVOS GUIAS SÃO FERRAMENTAS ESTRUTURADAS E ÚTEIS

Coube a Luís Matos Martins, em representação da StartUp Portimão, apresentar as novas edições, a começar pelo guia “Portimão é a Opção”, que representa um novo passo para a atração de investimento, algo que o município já tem vindo a fazer, mas agora sob a forma de uma ferramenta estruturada, útil e prática.

Nele se encontra reunida informação com vista a apoiar investidores que queiram vir para o concelho de Portimão, fornecendo uma visão global das infraestruturas de apoio disponíveis, oportunidades culturais, custo de vida, gastronomia e acessibilidades, sem esquecer as belezas naturais da região, identificando ao mesmo tempo possibilidades de negócio, startups, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Quanto ao guia “Um Mergulho em Portimão”, constitui um manual prático, de consulta rápida, com contactos e dicas úteis para empreendedores, que vão desde como gerir o tempo e energia, a temáticas mais técnicas relacionadas com a preparação de um pitch ou a elaboração de um plano de negócios e até de um mapa financeiro.

Para além disso, disponibiliza exercícios desenhados para instigar os empreendedores a refletir sobre si próprios enquanto empreendedores e sobre aspetos intrínsecos ao negócio, como os riscos associados, os aspetos legais, o perfil dos investidores e a angariação de parceiros.

As iniciativas que assinalaram os três anos da StartUp Portimão contaram com um apreciável número de parceiros, empreendedores e empresários, que celebraram esta data especial, quer presencialmente quer online.

O programa terminou com a apresentação do projeto Breakfast Away, uma plataforma online de food delivery, a cargo do brasileiro Leonardo Silva, que é um dos mais recentes empreendedores da incubadora local, ao abrigo do programa Startup Visa.

Os guias “Portimão é a Opção” e “Um Mergulho em Portimão” podem ser consultados aqui: startupportimao.pt/livros-e-guias/

0
0
0
s2sdefault