• IV Encontro Urban Sketchers Algarve

    Notícias

    IV Encontro Urban Sketchers Algarve

    Ler mais

  • Março Jovem 2019

    Notícias

    Março Jovem 2019

    Ler mais

  • Março na CED 2019

    A não perder

    Março na CED 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Livros de Pano

    10, 11 2 12 de abril

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Livros de Pano" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior, na Biblioteca de Portimão e Polo de Leitura de Alvor das 10h30 às 11h30 e no Polo da Mexilhoeira das 15h00 às 16h00. Cada sessão terá uma duração aproximada de 45 minutos.

  • A não perder

    Tecnologia para Viver Melhor

    2, 3 e 4 de abril

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Tecnologia para viver melhor" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior.

  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro

    13 de abril

    Octávia Guerreiro tenta através desta obra transmitir os seus pensamentos mais contraditórios e que entram em conflito com a realidade. Surgem poemas, surgem textos, surgem até ironias. E como uma boa atriz, devido à sua capacidade de observação, até surgem bons conselhos baseados nas suas fantasias e realidades.

  • A não perder

    Uma Noite na Biblioteca - Dia Internacional do Livro Infantil

    6 de abril

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, vai comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil no dia 6 de abril com uma noite diferente, pensada para crianças de todas as idades, que poderão passar «Uma Noite na Biblioteca».

  • notícias

    IV Encontro Urban Sketchers Algarve em Portimão

    31 de março

    No âmbito do programa de atividades do município para a ARU- Centro Histórico de Portimão, os Urban Sketchers Algarve voltam no dia 31 de março, e pelo quarto ano consecutivo, a marcar encontro nesta cidade desta vez desafiados a desenhar pessoas em movimento tendo como mote “Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019”.

  • A não perder

    Março na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Março

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • A não perder

    Março na Quinta Pedagógica

    Março

    Ao longo do mês de março a Quinta Pedagógica de Portimão dinamiza os seus Ateliers Temáticos, por volta das 11h00.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Os Cinco Pilares da PIDE”

    6 de abril

    A prestigiada historiadora Irene Flunser Pimentel apresenta-nos um retrato rigoroso de cinco das principais figuras que marcaram a PIDE/DGS pelas suas atividades, atitudes e tomadas de decisão: Barbieri Cardoso, Álvaro Pereira de Carvalho, José Barreto Sacchetti, Casimiro Monteiro e António Rosa Casaco.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim

    20 de abril

    Esta é a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado. Com pistas e atividades no final, este livro pode ser uma ferramenta útil para, em conjunto com as crianças, trabalhar sentimentos do dia-a-dia.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A não perder

    Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão

    21 de março a 21 abril

    Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

  • A não perder

    Exercícios Exploratórios| Exposição ISMAT

    1 a 29 de março

    Exposição | Exercícios Exploratórios dos alunos de 1º ano da Licenciatura de Design de Comunicação e do Mestrado Integrado em Arquitetura.

  • Livros de Pano
  • Tecnologia para Viver Melhor
  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro
  • Uma Noite na Biblioteca - Dia Internacional do Livro Infantil
  • IV Encontro Urban Sketchers Algarve em Portimão
  • Março na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Março na Quinta Pedagógica
  • Apresentação do livro “Os Cinco Pilares da PIDE”
  • Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão
  • Exercícios Exploratórios| Exposição ISMAT

O programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, foi delineado sob o mote “Abraçar Abril” com o propósito de enfatizar um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer no âmbito desta efeméride. Destaque para a forte componente associativa, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social, e que este ano firmará com a autarquia, no âmbito destas comemorações, cerca de 630 mil euros em contratos programa.

Música, exposições, teatro, dança, literatura, juventude, história, jogos tradicionais, desporto e a Cerimónia de Assinatura dos Contratos – Programa 2018 com o Movimento Associativo são algumas das iniciativas que integram o programa oficial do 44º aniversário da Revolução dos Cravos na cidade de Portimão.

O programa das cerimónias oficiais das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril inicia-se terça-feira, dia 17 de abril e termina no dia 25 de abril e será pautado por momentos de reflexão e debate com jovens, onde a música, a história, o desporto, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. O programa deste ano conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o forte envolvimento do associativismo local. Estas iniciativas são dirigidas a vários públicos e respiram consciências e liberdades, nos equipamentos municipais, nas coletividades, onde todos têm a sua própria voz.

No dia 17 de abril, das 09h00 às 13h00 terá lugar, nas Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, uma “Conversa com Políticos”, onde os elementos da Comissão das Comemorações do 25 de Abril estarão presentes, numa conversa informal com os alunos, acerca do significado desta efeméride.

No dia 20 de abril, o Mercado da Avenida S. João de Deus recebe uma “Exposição de Cartazes do 25 de Abril”, oriunda do espólio de cartazes alusivos à efeméride do Museu de Portimão. A inauguração está agendada para as 10h00. Neste mesmo dia, pelas 21h00, o Marginália Bar será palco de um debate intitulado “Jovens falam aos Políticos”, organizado pela Associação DYPALL de Portimão.

No dia 21, pelas 21h30, o Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “Montanha Russa”, um teatro musical sobre a adolescência, integrado na Rede Eunice/Teatro Nacional D. Maria II.

No dia 23 de abril merece relevo a inauguração da Exposição “Abraçar Abril”, uma mostra dos cartazes do concurso e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2018. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 18h00.

No dia 24 de abril, a revolução celebra-se como quando foi conquistada: com o povo a cantar a liberdade. A música será a rainha com o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 – “Liberdade”, pelo Grupo Brasa Doirada, agendado para as 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. A entrada é livre, mas com levantamento prévio do bilhete.

No dia 25 de abril, na Praça 1º de Maio e a partir das 09h00, o município evocará o 25 de Abril com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a Arruada e Largada de Pombos. Pelas 10h00 tem início a XIV Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto). Às 10h30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo Presidente e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos Musicais protagonizados pelo Grupo Juvenil do Grupo Coral Adágio e pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

Ainda no dia 25, pelas 16h00, irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Assinatura dos Contratos-Programa 2018, no valor total de cerca 630.000 euros, mais 200.000 euros que o ano transato. O movimento associativo sempre desempenhou um papel relevante na construção das sociedades contemporâneas, na medida em que as associações permitem a integração dos indivíduos na vida local e promovem a cidadania ativa. A fim de reconhecer o papel relevante da sua atividade e a intervenção dos seus protagonistas no interior da vida do Município, a autarquia irá atribuir mais uma vez apoios financeiros às várias associações do Concelho, nomeadamente, culturais/recreativas, desportivas e sociais.

Às cerimónias oficiais do programa junta-se um conjunto de Festividades, com destaque para “Um dia na Pré-História”, a Feira do Livro Usado, o 2º Mercado da Bagageira Livre, e outras organizadas por várias associações, que passam por diversas manifestações desportivas e culturais que poderão ser consultadas em: https://vivaportimao.pt/images/2018/ABRIL/Programa-25-de-Abril_PORTIMO-2018.pdf

A criação da imagem alusiva às Comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abraçar Abril”, implementado pelas bibliotecas escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Município de Portimão, e o cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 9ºB, Mariana Conceição, da Escola EB23 D. Martinho Castelo Branco – Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

 

 

0
0
0
s2sdefault