• ALGARSAFE'18

    Notícias

    ALGARSAFE'18

    Ler mais

  • Notícias

    "Silent Party" no Dia da Criança

    Ler mais

  • Festival Entre Mares

    A Não Perder

    Festival Entre Mares

    Ler mais

  • A não perder

    ALGARSAFE'18

    24, 25 e 26 de maio

    O Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições voltam a ser palco para a ALGARSAFE – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, a maior feira do género a ter lugar a Sul do Tejo.

  • A não perder

    Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão

    Comemorações 10.º Aniversário Museu

    Sábado ralizam-se as últimas iniciativas do programa de atividades desenhado para assinalar os 10 anos de vida do Museu de Portimão.

  • Notícias

    Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”

    1 de junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe para este ano um fim de tarde e noite completamente inovadores pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party” e por Insufláveis, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 17h30 e as 00h00.

  • A não perder

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    No âmbito da comemoração do seu 9º Aniversário, o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande prepara algumas iniciativas e abre, gratuitamente, as portas das instalações nos dias 28 e 31 de maio.

  • A não perder

    Yoga com Histórias

    2 de junho

    No âmbito das Comemorações do Dia da Criança, a Biblioteca Municipal irá acolher no dia 2 de junho, entre as 16h00 e as 17h30, a ação “Yoga com Histórias”, concebida e organizada por Ana Machado e Soraia Xavier.

  • A não perder

    Festival Entre Mares

    3 de maio a 7 de junho

    O Festival Entre Mares é um evento de artes performativas, inspirado nas deambulações transmediterrâneas do diplomata, boémio, melómano, viajante e escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, constituindo, simultaneamente, uma homenagem a uma das personalidades mais marcantes do século XX português, e que foi o mais cosmopolita dos algarvios, e uma viagem de cabotagem artístico-cultural ao longo das margens mediterrânicas.

  • A não perder

    Apresentação da Revista Nova Águia

    30 de maio

    Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

  • A não perder

    Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Maio 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de maio é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Maio 2018

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.

  • A não perder

    "A Boémia Fértil" em Teixeira Gomes e João de Deus

    25 de maio

    Evento baseado num encontro interativo com o público, com comunicação original sobre os percursos convergentes e divergentes de Manuel Teixeira Gomes e de João de Deus e seu contexto histórico, centrados em três áreas temáticas das suas vidas e obras: Humor, Amor, Morte.

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    3, 10, 17 e 24 de maio

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • ALGARSAFE'18
  • Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão
  • Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”
  • 9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Yoga com Histórias
  • Festival Entre Mares
  • Apresentação da Revista Nova Águia
  • Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • A Casa (Con) Vida às quintas...

Portimão assinala amanhã, dia 13 de fevereiro, pelas 11h00 o “Dia Mundial da Rádio” com o lançamento do Livro "A Rádio Que Ouviu Portimão", da autoria de Paulo Correia & Emanuel Valente. Um livro que recorda os tempos em que a Rádio ouviu Portimão, com testemunhos de muitos os que lá fizeram programas.

Na ocasião vão estar presentes antigos locutores, colaboradores, produtores e diretores de uma rádio que marcou durante 10 anos o pulsar de uma cidade. Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão irá marcar presença no lançamento desta obra.

O livro “A Rádio que ouviu Portimão” regista as memórias de muitos colaboradores da Rádio Portimão que, entre 1985 e 1988, teve um grande fenómeno de popularidade. As chamadas “rádio piratas” foram um dos grandes fenómenos da comunicação social surgidos na década de 1980. Algumas tornaram-se grandes fenómenos de popularidade, como a Rádio Portimão, que funcionou de 1985 a 1988, altura em que, como todas as outras, foi obrigada a desligar os seus emissores para que tivesse lugar o processo de legalização.

Acabou por não conseguir obter o ambicionado alvará, não voltou a emitir, mas ficou para sempre na memória de muitos algarvios.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Rádio declarado em 2012 pela UNESCO, esta terça-feira, dia 13 de fevereiro, a Casa Inglesa, local de inúmeras emissões numa Roulotte nos verões dos Anos 80, será palco de uma celebração singular com o intuito de dar voz a todos os envolvidos num projeto que fez história no concelho de Portimão.

A Rádio de Portimão foi uma plataforma de debate e comunicação, de promoção cultural e de informação em situações de emergência social. Foi uma plataforma para divulgar artistas, talentos, factos e histórias. 30 anos depois celebra-se a rádio em livro e recorda-se memórias da Rádio Portimão que, nos anos 80, faziam parte da vida do município. Um momento de excelência que lembra colaboradores, ouvintes, anunciantes e fundadores no Dia Mundial da Rádio.

 

 

0
0
0
s2sdefault