• Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

    Notícias

    Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

    Ler mais

  • Festival Mar Me Quer

    A não perder

    Festival Mar Me Quer

    Ler mais

  • Faça check-in @Portimão

    A não perder

    Faça check-in @Portimão

    Ler mais

26.11.2021

O Município de Portimão vai assinalar de forma especial o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, com a realização do Encontro Boas Práticas, cujo principal objetivo passa pela motivação para uma maior compreensão desta questão social, e a leitura de contos para os mais pequenos na Quinta Pedagógica, sensibilizando-os para a diferença e a promoção de comportamentos justos, respeitadores e igualitários.

Na tarde desse dia, entre as 15h00 e as 17h00, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco do Encontro Boas Práticas, dirigido especialmente a cuidadores e representantes de instituições ligadas à pessoa com deficiência.

Ao longo dos trabalhos serão apresentados por Nélia Capelinha, diretora técnica da APPDA/Algarve – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, os projetos em curso nesta entidade, a que segue a participação de Joana Afonso, diretora técnica da ACAPO – Associação dos Cegos e Ambíopes de Portugal, que falará sobre a atividade desenvolvida pela delegação algarvia da instituição. Por fim, a coordenadora de projetos sociais da Teia D’Impulsos, Inês Reis, e o diretor executivo desta associação portimonense, Luís Brito, falarão sobre o projeto FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia.

A ACAPO tem como missão defender os direitos das pessoas com deficiência visual para a sua plena inclusão, através da representação dos seus interesses, da prestação de serviços e da consciencialização da sociedade, dinamizando o seu trabalho no distrito de Faro através da resposta social Centro de Atendimento Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência.

Esta associação de âmbito nacional disponibiliza serviços de capacitação e suporte nas seguintes áreas: social, psicologia, orientação e mobilidade, e ainda terapia ocupacional, entre outras valências.

Por sua vez, a APPDA/Algarve é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada em 2006 por um grupo de pais que consideraram indispensável a constituição de uma associação que promova o desenvolvimento, a educação, a integração social e a participação na vida ativa de quem padece de PDA no distrito de Faro, tendo por missão criar um projeto de vida com qualidade e dignidade para as pessoas com perturbações do desenvolvimento e suas famílias.

Por fim, a Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva de Portimão viu recentemente o seu projeto FICA, que decorreu em agosto e setembro deste ano, ser reconhecido pelo júri da Mostra de Boas Práticas de Voluntariado Jovem, dinamizada pelo Instituo Português de Desporto e Juventude, como a melhor atividade deste âmbito realizada no Algarve ao longo de 2021.

Além disso, a associação promove há vários anos o projeto social Vela Solidaria, dirigido a crianças e jovens desfavorecidos e a pessoas portadoras de deficiência, sendo na atualidade desenvolvidas atividades em Lisboa, Porto, Portimão e Lagos, com a participação de quatro centenas de beneficiários diretos.

As inscrições para o Encontro Boas Práticas, organizado pelo Município de Portimão, encerram no dia 2 de dezembro e devem ser feitas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sendo de referir que é parte integrante desta atividade uma mostra de livros sobre a temática da deficiência, patente em simultâneo no Café Concerto do TEMPO.

Contos sensibilizam crianças e famílias

Ainda no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e para sensibilizar os mais novos para a diferença e a promoção de comportamentos justos, respeitadores e igualitários, a Biblioteca Manuel Teixeira Gomes vai promover nos dias 3 e 4 de dezembro a leitura de vários contos na Quinta Pedagógica de Portimão.

Assim, às 10h00 do dia 3 as crianças a partir dos quatro anos poderão ouvir o conto “O Natal dos nossos animais”, escrito em conjunto por Luísa Ducla Soares, Cidália Fernandes e Maria Carolina Pereira Rosa, enquanto pelas 11h00 do dia seguinte começará a leitura de “Viagem para a Amizade”, da autoria de Susana Félix, e de “Contos de Natal, de Madeleine Cook, tendo as famílias como destinatárias, com a particularidade de a contadora ler a história sentada numa cadeira de rodas.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituída em 1992 pela ONU – Organização das Nações Unidas, no sentido de promover uma mobilização à escala global para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar dos cidadãos com algum tipo de limitação, visando a criação de um mundo mais inclusivo e equitativo.