• Feira de São Martinho

    Notícias

    Feira de São Martinho

    Ler mais

  • Semana Portimão pela Igualdade

    Notícias

    Semana Portimão pela Igualdade

    Ler mais

  • Club Makumba

    A não perder

    Club Makumba

    Ler mais

13.08.2021

A StartUp Portimão, localizada no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), festejou no passado dia 10 de agosto o seu 4º aniversário, contando atualmente com 24 startups especialmente direcionadas para as “cidades inteligentes”, nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida.

Desde a primeira hora a trabalhar o ecossistema empreendedor no território, a incubadora de empresas de Portimão tem uma rede de mentores composta por mais de 40 profissionais de diversas áreas e mais de 45 entidades parceiras, contando neste momento com 36 postos de trabalho. Foram realizadas 165 iniciativas ao longo destes quatro anos, período durante o qual recebeu 680 visitas às suas instalações e promoveu 258 horas de formação em áreas chave para quem quer criar o seu próprio negócio.

O futuro da StartUp Portimão passará pela afirmação dos empreendedores, pela dinamização do Bootcamp Online Aceleração do Algarve e pela conferência Smart Cities com oradores internacionais, estando igualmente prevista a continuidade de participação com os parceiros da RediAl – Rede de Incubadoras do Algarve, inclusive em futuras atividades conjuntas, bem como o reforço na aposta no empreendedorismo jovem e, até, pré-escolar.

Atenta aos novos desafios ambientais e económicos, nomeadamente da diversificação e qualificação da base económica do Algarve, a incubadora de empresas de Portimão pretende igualmente acompanhar a ambição de ser criado um polo tecnológico no AIA.

Aniversário serviu para prestar contas

O programa que assinalou o aniversário juntou empreendedores, mentores, parceiros e outras individualidades, contando com as intervenções de Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos / StartUp Portimão, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Segundo Luís Matos Martins, “o 4º aniversário da incubadora não é só um momento festivo, é também o momento de mostrar e prestar contas do que se tem feito, só possível porque está criada uma equipa com a entidade dinamizadora, o Município de Portimão e o AIA.”

Quanto a José Apolinário, destacou a experiência da StartUp “em criar estruturas de incubação e no aumento dessa intervenção, no sentido de reforçar a rede já existente no barlavento”, considerando como “desafio e compromisso que sejamos parceiros enquanto entidade de administração pública e enquanto defensores que os fundos europeus tenham também um foco na qualificação das pessoas.”

Por sua vez, João Fernandes considerou “fundamental a atividade de estimular o espírito empreendedor em camadas mais jovens e atrair talento, sendo importante desenvolver os potenciais que existem ao nível dos recursos humanos e oxigenar essa capacidade de trazer talento para a incubadora.”

Na ocasião, os empreendedores Melissa Rito, Pedro Esteves e Luís Silva dinamizaram talks inspiradoras. Melissa Rito, da Rejoice be genuine, falou do seu projeto que pretende proporcionar experiências sustentáveis ligadas à gastronomia, à cultura e ao bem-estar, enquanto Pedro Esteves, da Link-a-Ring, partilhou a sua experiência na gestão do espaço de co-working de cozinhas.

Por fim, Luís Costa, das Tecnologias Imaginadas, apresentou o produto click2care, uma solução de localização, SOS e despacho de meios, para que, em caso de emergência, haja uma resposta rápida para o utilizador.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, aproveitou a oportunidade para divulgar que o sistema click2care será implementado junto de 30 idosos do concelho, em situação de isolamento e fraca rede de apoio familiar ou de vizinhança, e com parcas condições económicas, os quais foram previamente sinalizados pelos serviços de ação social da autarquia.

A autarca falava na sessão de encerramento, que contou com a presença de Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, tendo Isilda Gomes assumido sentir “um enorme orgulho no que se faz aqui!”. “Estamos a viver numa encruzilhada, em termos de pandemia, de consequências das alterações climáticas, e de facto isto está a preocupar-me. Portanto, inovação e sustentabilidade devem ser as palavras base”, realçou.

Passar das palavras aos atos

Do ponto de vista da presidente, “este trabalho fantástico faz-se com empresas diferentes e inovadoras, que criem mais valia e que deem a garantia desta sustentabilidade ambiental, social, ecológica. Mas estas não podem ser só palavras, temos que passar das palavras aos atos e as sinergias criadas têm que levar a criar ambientes, soluções e propostas diferentes, porque... ou as empresas são diferenciadoras, ou deixam de ter sucesso.”

Para Carlos Miguel, “este percurso de quatro anos está muito apostado em duas áreas essenciais para hoje e para amanhã, que são a mobilidade e a energia.”

O secretário de Estado acredita que “é preciso criar parcerias de empreendedorismo, nomeadamente com o Governo, para criarmos inovação, mais riqueza, melhor território e melhor saúde financeira para as pessoas.”

Apoio constante aos empreendedores

Na ótica de Luís Matos Martins, “o balanço deste intenso e profícuo período é evidenciado pelo apoio constante concedido aos empreendedores e pela interação destes com os mentores e parceiros, tendo merecido realce o facto de, nestes últimos meses, a StartUp Portimão ter apostado em atividades para a juventude, num claro incentivo ao desenvolvimento do espírito empreendedor jovem.”

Nesse sentido, recordou as atividades integradas no Março Jovem 2021, diversas webinares com parceiros e a receção nas instalações, durante uma semana, de estudantes universitários do ISMAI – Instituto Universitário da Maia, que estiveram no Algarve a preparar um desafio lançado pela própria incubadora.

Também fez parte do programa de aniversário a apresentação de uma viatura elétrica, da Tula Labs, empresa instalada na StartUp Portimão, que os participantes tiveram oportunidade de experimentar. A viatura tem associada uma app que é mais do que um roteiro turístico, pois permite dar todas as indicações e informações dos locais próximos durante a sua deslocação.

A celebração do 4º aniversário da StartUp Portimão terminou com um momento de networking onde foram cantados os parabéns por todos os presentes.