• Luzes de mil e uma cores dão brilho ao Natal de Portimão

    Notícias

    Luzes de mil e uma cores dão brilho ao Natal de Portimão

    Ler mais

  • Portimão dá palco aos artistas locais

    Notícias

    Portimão dá palco aos artistas locais

    Ler mais

  • Campanha “Eu quero o meu Natal - Eu Escolho Cumprir”

    Notícias

    Campanha “Eu quero o meu Natal - Eu Escolho Cumprir”

    Ler mais

13.10.2020

Caro(a) Empresário(a), a nossa cidade vai ter a atenção de todo o mundo, num intervalo de um mês, por ser anfitriã de dois dos maiores eventos globais de desporto motorizado: Formula1 Heineken Grande Prémio de Portugal 2020 e o Grande Prémio Meo de Portugal (Moto GP).


Estas provas, a realizar no nosso município, no Autódromo Internacional do Algarve, apresentam-se com um desafio aliciante: serão as primeiras, desde a retoma das competições, que irão receber público seguindo um protocolo sanitário
muito restrito devido à pandemia de Covid-19. O nosso orgulho é, neste momento, imenso, mas há simultaneamente um enorme sentimento de responsabilidade. Da parte da autarquia de Portimão tudo faremos, no âmbito das nossas competências, para receber as cerca de 80 mil pessoas e suas famílias que visitarão a nossa cidade no somatório de ambos os eventos.

Acredito que, apesar das fortes contingências e medidas de segurança a implementar no âmbito da prevenção do contágio da COVID 19, estes eventos terão um impacto enorme e revelarão um conjunto de oportunidades ímpares para o nosso tecido económico local.

Neste sentido, lançamos o Portimão MotorSports! Mais do que um conjunto de eventos de animação, Portimão MotorSports pretende ser um conceito e uma marca que afirma Portimão como um destino por excelência para os amantes do desporto motorizado em Portugal e de todos aqueles que nos visitam. Através do Portimão MotorSports, vamos apresentar-nos como uma cidade de braços abertos para receber os grandes fãs dos desportos motorizados, afirmando que nos orgulhamos de ser a cidade do Autódromo Internacional do Algarve, que recebe este ano as duas provas maiores do mundo motorizado.

Uma terra que se embeleza para receber quem chega e que faz questão de mostrar a sua identidade e o que tem de melhor: património, cultura e gastronomia. Mas, para além das corridas, há muitas outras emoções a viver em Portimão.

De 16 a 25 de outubro e de 13 a 22 de novembro, desenvolveremos um conjunto de ações de animação e decoração da cidade, convidando os espectadores a conciliar a assistência às competições com uma visita à nossa cidade. A “nossa pista” começará no Largo da Mó, estendendo-se pela Alameda, Jardim 1º de Dezembro e Zona Ribeirinha de Portimão. Nestes locais irão encontrar experiências diversificadas de animação no âmbito dos desportos motorizados, tais como exposições de automóveis, concertos (já confirmados dois grandes nomes da música portuguesa) e transmissões em direto para alguns dos maiores canais de comunicação nacionais e internacionais. Nos grandes écrans que vão estar instalados na cidade será possível ver os treinos e as competições. A animação de rua, o Camião RFM com emissões em direto a partir de Portimão, gaming e simuladores 7D, entre outras atividades, pretendem funcionar como um chamariz para que, quem nos visita, consuma no nosso comércio, se delicie com a nossa gastronomia e experiencie as nossas propostas de lazer. E para que, desta forma, possa vibrar com as emoções da alta velocidade, mesmo fora de pista.

Como complemento a este programa, faremos questão de distribuir uma bandeirola de xadrez pelos diversos estabelecimentos de Portimão, para que possamos recriar, na medida do possível e com as precauções devidas, um ambiente festivo tão característico das grandes vitórias destes eventos desportivos globais.

Conto com o vosso empenho e dedicação para, mais uma vez, surpreendermos quem nos visita com a nossa tradicional hospitalidade, rigor nas medidas de segurança, profissionalismo e simpatia.

Com os meus cumprimentos,
Isilda Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Portimão