• Record International Masters Futsal

    A Não Perder

    Record International Masters Futsal

    Ler mais

  • TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    A não perder

    TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    Ler mais

  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Ler mais

  • A não perder

    INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL

    22 a 25 de agosto

    No âmbito da programação da Cidade Capital Europeia do Desporto 2019, Portimão vai acolher novamente, nos dias 24 e 25 de agosto, o International Masters Futsal, que reunirá um elenco de luxo, com quatro das melhores equipas do mundo da modalidade: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Inter Movistar FS e AFC Kairat.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    20 julho e 23 agosto, 19h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Minutos Mágicos - o espetáculo

    22 a 25 agosto, 21h30

    O ilusionista Mário Daniel regressa ao palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão de 22 a 25 de Agosto para dar a conhecer o seu mais recente trabalho: Minutos Mágicos - O Espetáculo.

  • A não perder

    1º Live and Loud Fest

    28 e 29 de agosto

    Ponto alto na programação musical de verão, o 1º Live and Loud Fest Powered by Marginália terá lugar na Praça da República, em pleno centro da cidade de Portimão, nas noites de 28 e 29 de agosto de 2019, a partir das 22h00

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    10 de agosto a 29 de setembro

    No dia 10 de agosto, pelas 19h00, inaugura na Praça Manuel Teixeira Gomes, a Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”, organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade vai também viver este espírito com ruas e praças a se transformarem em grandes palcos desportivos. Os fins de semana serão especialmente animados no centro da cidade… onde, para além de iniciativas desportivas, a música será uma constante para todos os gostos e idades enquanto que, na fachada da Igreja do Colégio serão evocados os melhores momentos da cerimónia de abertura de Portimão Cidade Europeia do Desporto num espetáculo de vídeo mapping único.

  • Notícias

    Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”

    13 julho a 25 de agosto

    No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Agosto

    1 a 31 agosto

    Agosto ficará marcado pelo International Masters Futsal, que nos dias 24 e 25 juntará no Portimão Arena um elenco de luxo: além do campeão europeu Sporting, vencedor da edição de 2018 desta prova, participarão o Benfica, finalista derrotado no ano passado, os espanhóis do Inter Movistar, onde milita o mágico da bola Ricardinho, e os campeões cazaques do Kairat Almaty. Referência ainda para as provas de mar de Alvor (4 de agosto) e da Praia da Rocha (25 de agosto).

  • A não perder

    Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    6 a 30 de agosto

    Durante o mês de agosto, aproveite os intervalos da praia para visitar as exposições presentes na Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A Não Perder

    VAIVÉM Oceanário chega a Portimão

    17 a 25 agosto

    Através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas, todos os participantes estão convidados a «juntar-se ao movimento» e conhecer o impacto que o oceano tem no dia a dia, percebendo como se pode contribuir para a sua conservação através da alteração de comportamentos

  • A não perder

    Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina

    25 de agosto

    A Taça de Petanca do Algarve realiza-se na zona ribeirinha de Portimão e volta a reunir muitos aficionados da petanca.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    17 de agosto a 24 de novembro

    No dia 17 de agosto, pelas 18h00, inaugura no Museu de Portimão a Exposição “João César, A Magia do Acordeão”, uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    24 de agosto a 29 de setembro

    A exposição “Luz de mulher, Sorolla, 100 anos depois” estará aberta ao público de 24 de agosto a 29 de setembro no Museu de Portimão. Esta é uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Festival de Acordeão João César

    24 de agosto

    5ª Festival de Acordeão João César- uma homenagem ao artista portimonense e ícone da música no Algarve

  • INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL
  • Música à Beira Mar
  • Minutos Mágicos - o espetáculo
  • 1º Live and Loud Fest
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Agosto
  • Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • VAIVÉM Oceanário chega a Portimão
  • Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina
  • Exposição
  • Exposição
  • Festival de Acordeão João César

Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 9 de fevereiro e 5 de março, com os ilustres bailes, os concursos de máscaras, os desfiles pelas ruas com os Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho e ainda com a grande novidade, com o Desfile de 15 Carros Alegóricos que vão mobilizar cerca de 500 foliões e encantar residentes e turistas.

No ano em que Portimão é a Cidade Europeia do Desporto, os Carros Alegóricos vão estar decorados a preceito e sob o mote “Mais Desporto para todos”. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade do forte movimento associativo e nesse sentido, 15 Carros alegóricos decorados com a temática do desporto irão percorrer no dia 3 de março, pelas 15h30, a freguesia da Mexilhoeira Grande (PERCURSO AQUI), acompanhados da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Pelas ruas estreitas da vila, este desfile promete ser animado e repleto de criatividade num momento único onde se pretende destacar a ligação às tradições e a Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 e onde os 365 dias do ano vão ser preenchidos com centenas de eventos desportivos, muitos deles de relevo internacional. No dia 5 de março, pelas 15h30 é a vez da Zona Ribeirinha de Portimão (PERCURSO AQUI) receber o Desfile dos Carros Alegóricos acompanhados pelo Algarve Grupo de Percussão. O percurso do desfile terá a sua concentração na Zona Ribeirinha de Portimão, uma ampla avenida pedonal, toda ela trabalhada em típica calçada portuguesa. As palmeiras, ao longo do caminho, emprestam uma atmosfera exótica ao lugar e os bancos de jardim são um bom pretexto para se sentar e descansar um pouco ou apenas para apreciar a paisagem. Con

Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais atrações e convidam os foliões a revelar a sua imaginação com fantasias e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia e alegria.

O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha já começou a celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume com Bailes agendados para os dias 1, 9 e 23 de fevereiro e 2, 3 e 4 de março, sempre às 21h00. De salientar que no ano transato o primeiro prémio do Concurso de Máscaras foi para um folião desta coletividade. O Sporting Glória ou Morte Portimonense celebra o Carnaval com Bailes de Carnaval nos dias nos dias 16 de fevereiro e nos dias 3, 4 e 5 de março, às 21h30, no Restaurante Lugar do Rio (Parque da Feiras e Exposições). A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades alternativas continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 23 fevereiro e 2, 4 e 5 de março, sempre pelas 21h30. O Clube União Portimonense que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural, neste Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União vai organizar no dia 2 de março um Baile, pelas 21h00, no Restaurante “Peixarada”.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 2, 4 e 5 de março, pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para a tarde do dia 5 de março, pelas 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 282422 976, 967188290 ou 910418476. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense.

A Sociedade Recreativa Figueirense organiza dois bailes, respetivamente nos dias 3 e 5 de março, às 21h00. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense -CIRM que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo começa a celebrar o carnaval com Bailes nos dias 16 e 23 de fevereiro, às 20h30 e matinés dançantes para a comunidade e visitantes, nos dias 3 e 5 de março, às 15h00.

Para além dos Bailes, este ano o dia 1 de março será marcado pelo Grande Desfile de Abertura Carnaval com as Escolas do município de Portimão, acompanhadas pelos Bomboémia, o Grupo de Percussão da Universidade do Minho que tem sido nos últimos três anos um sucesso nesta época de grande folia. Centenas de crianças mascaradas das escolas de Portimão desfilarão num percurso que vai da Praça da República (Alameda), passando pela Rua Direita e com término no Largo 1º de Maio. Os Bomboémia também vão desfilar no dia 2 de março, pelas 16h00 em Portimão, pelas 17h00 em Alvor e pelas 18h00 na Praia da Rocha. Ao ritmo de bombos, caixas, timbalões, tarolas, d'jambés, bidões, latas e até sininhos, o desfile promete muito divertimento.

Pelo segundo ano consecutivo, cinco coletividades promovem um Concurso de Máscaras de Carnaval com direito a prémios para os primeiros três melhores disfarces, mais prémio especial “Criatividade”. O objetivo é o de assinalar esta quadra festiva, desafiando os mais foliões a estimularem as suas capacidades no domínio da criatividade e da dinâmica cultural. Bruxa, vampiro, fantasma, zombie, caveira… a escolha será sempre dos concorrentes.

As primeiras eliminatórias do Concurso estão agendadas para o dia 2 de março, pelas 23h00 na Sociedade Vencedora Portimonense, no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, pelas 23h30 e no Clube União Portimonense - Restaurante “Peixarada”, pelas 00h00. No dia 3 de março, pelas 22h30 a eliminatória é no Sporting Glória ou Morte Portimonense (Rest. Lugar do Rio) e no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, pelas 23h30. A Grande Final do Concurso de Máscaras - “A Melhor Máscara de Carnaval 2019” será no salão do Boa Esperança Atlético Portimonense e está marcada para o dia 5 de março, pelas 21h30. As inscrições para o Concurso de Máscaras serão realizadas no próprio dia na coletividade respetiva e em ficha própria. Os prémios incluem estadias para duas pessoas em Hotéis em Portugal, massagens SPA e jantares em estabelecimentos de restauração em Portimão.

Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem as tradições carnavalescas à risca, razão pela qual a expressão diz que “a vida são dois dias e o carnaval três”. O desafio é viver o Carnaval imbuído no espírito de folia e alegria protagonizado pelo associativismo local nas ruas, nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

 

0
0
0
s2sdefault