• Record International Masters Futsal

    A Não Perder

    Record International Masters Futsal

    Ler mais

  • TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    A não perder

    TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    Ler mais

  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Ler mais

  • A não perder

    INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL

    22 a 25 de agosto

    No âmbito da programação da Cidade Capital Europeia do Desporto 2019, Portimão vai acolher novamente, nos dias 24 e 25 de agosto, o International Masters Futsal, que reunirá um elenco de luxo, com quatro das melhores equipas do mundo da modalidade: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Inter Movistar FS e AFC Kairat.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    20 julho e 23 agosto, 19h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Minutos Mágicos - o espetáculo

    22 a 25 agosto, 21h30

    O ilusionista Mário Daniel regressa ao palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão de 22 a 25 de Agosto para dar a conhecer o seu mais recente trabalho: Minutos Mágicos - O Espetáculo.

  • A não perder

    1º Live and Loud Fest

    28 e 29 de agosto

    Ponto alto na programação musical de verão, o 1º Live and Loud Fest Powered by Marginália terá lugar na Praça da República, em pleno centro da cidade de Portimão, nas noites de 28 e 29 de agosto de 2019, a partir das 22h00

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    10 de agosto a 29 de setembro

    No dia 10 de agosto, pelas 19h00, inaugura na Praça Manuel Teixeira Gomes, a Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”, organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade vai também viver este espírito com ruas e praças a se transformarem em grandes palcos desportivos. Os fins de semana serão especialmente animados no centro da cidade… onde, para além de iniciativas desportivas, a música será uma constante para todos os gostos e idades enquanto que, na fachada da Igreja do Colégio serão evocados os melhores momentos da cerimónia de abertura de Portimão Cidade Europeia do Desporto num espetáculo de vídeo mapping único.

  • Notícias

    Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”

    13 julho a 25 de agosto

    No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Agosto

    1 a 31 agosto

    Agosto ficará marcado pelo International Masters Futsal, que nos dias 24 e 25 juntará no Portimão Arena um elenco de luxo: além do campeão europeu Sporting, vencedor da edição de 2018 desta prova, participarão o Benfica, finalista derrotado no ano passado, os espanhóis do Inter Movistar, onde milita o mágico da bola Ricardinho, e os campeões cazaques do Kairat Almaty. Referência ainda para as provas de mar de Alvor (4 de agosto) e da Praia da Rocha (25 de agosto).

  • A não perder

    Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    6 a 30 de agosto

    Durante o mês de agosto, aproveite os intervalos da praia para visitar as exposições presentes na Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A Não Perder

    VAIVÉM Oceanário chega a Portimão

    17 a 25 agosto

    Através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas, todos os participantes estão convidados a «juntar-se ao movimento» e conhecer o impacto que o oceano tem no dia a dia, percebendo como se pode contribuir para a sua conservação através da alteração de comportamentos

  • A não perder

    Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina

    25 de agosto

    A Taça de Petanca do Algarve realiza-se na zona ribeirinha de Portimão e volta a reunir muitos aficionados da petanca.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    17 de agosto a 24 de novembro

    No dia 17 de agosto, pelas 18h00, inaugura no Museu de Portimão a Exposição “João César, A Magia do Acordeão”, uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    24 de agosto a 29 de setembro

    A exposição “Luz de mulher, Sorolla, 100 anos depois” estará aberta ao público de 24 de agosto a 29 de setembro no Museu de Portimão. Esta é uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Festival de Acordeão João César

    24 de agosto

    5ª Festival de Acordeão João César- uma homenagem ao artista portimonense e ícone da música no Algarve

  • INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL
  • Música à Beira Mar
  • Minutos Mágicos - o espetáculo
  • 1º Live and Loud Fest
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Agosto
  • Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • VAIVÉM Oceanário chega a Portimão
  • Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina
  • Exposição
  • Exposição
  • Festival de Acordeão João César

Portimão é um dos 14 municípios integrantes de um projeto-piloto que, ao longo dos próximos 12 meses, testará o novo modelo de recomendação de atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta iniciativa da Direção-Geral da Saúde (DGS) arrancou no passado dia 24 de janeiro e visa proceder à avaliação dos ganhos em saúde para a população e o custo-efetividade do modelo preconizado pelo SNS, sendo uma das medidas constantes na programação de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.

A cerimónia pública de lançamento do projeto-piloto decorreu na Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido também apresentada a visão e atividades em curso dentro dos principais eixos estratégicos do Programa Nacional de Promoção de Atividade Física da DGS. Foi assim assinalado o fecho do primeiro de dois dias de formação a mais de 50 profissionais que estarão diretamente envolvidos na sua implantação e avaliação.

Na ocasião foram assinados os protocolos do Programa “Diabetes em Movimento”, que visa dinamizar o programa de atividade física para utentes com diabetes tipo 2. Para além de Portimão, estarão envolvidas unidades de cuidados de saúde primários nos concelhos de Condeixa, Leiria, Lisboa, Loulé, Maia, Oeiras, Porto, Redondo, Soure, Torres Vedras, Valongo e Vila Franca de Xira, assim como uma unidade hospitalar do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Serão abrangidos cerca de 3500 utentes, devidamente acompanhados por uma centena de profissionais de saúde.

CONSULTA MULTIDISCIPLINAR

Uma das peças-chave neste modelo é a criação de consultas de atividade física nos cuidados de saúde primários, que terão como destinatários, nesta fase piloto, utentes com diabetes tipo 2 e depressão, os quais serão encaminhados pelo seu médico de família e acompanhados ao longo de seis meses. Esta consulta multidisciplinar, coordenada por um médico com formação em medicina desportiva, em colaboração estreita com um profissional de exercício físico, poderá ainda contar, consoante as necessidades e recursos locais, com o apoio de nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

O aumento da atividade física em utentes com doença crónica será feito através do estabelecimento de um plano individual que o paciente poderá seguir em autonomia, ou encaminhamento para participação num programa de exercício físico estruturado e supervisionado.

O modelo engloba também a realização de aconselhamento breve sobre atividade física por todos os profissionais de saúde e para todos os utentes sem contraindicações para a prática, com recurso a ferramentas informáticas desenvolvidas para o efeito, bem como o estabelecimento de uma melhor articulação entre o SNS e os recursos promotores de atividade física na comunidade, tais como programas de atividade física promovidos pelos municípios e juntas de freguesia e equipamentos existentes, como por exemplo, ciclovias e vias pedonais.

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault