• V Semana da Reabilitação Urbana

    Notícias

    V Semana da Reabilitação Urbana

    Ler mais

  • Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Notícias

    Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Ler mais

  • Dia da Criança 2019

    A não perder

    Dia da Criança 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito

    6 a 30 de maio

    De 6 a 30 de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição de artes manuais pelo Grupo de Amigos - NATAL Cortes de Brito. A convidada desta edição é a artista Ilda Duarte. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    27 a 31 de maio

    O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande convida os municipes de Portimão a usufruirem gratuitamente das suas atividades durante uma semana e no dia 31 a se juntarem à festa de aniversário.

  • A não perder

    Jardim 1º de Dezembro em Festa@V Semana da Reabilitação Urbana

    > 23, 24 e 25 de maio

    O Jardim 1º de dezembro irá estar em festa durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Portimão com um programa de animação urbana onde a música se fará ouvir nos finais de tarde.

  • A não perder

    Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros

    30 de maio

    Este livro original apoiado num vasto leque de autores, aparece após exaustivo estudo durante seis décadas, quer como estudante, quer ainda na atividade profissional desempenhada no sistema educativo pretendendo assim a difusão do conhecimento adquirido e acumulado ao longo do tempo.

  • Notícias

    Semana Académica do ISMAT 2019

    27 de maio a 1 junho

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • A não perder

    Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant

    3 a 30 de maio

    Durante todo o mês de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição “Pintar sem tinta... em cores”, de Lena Rita Vansteelant. Passe por lá e aprecie estes quadros “pintados” com tecidos, renda ou tule, por exemplo. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Arraial Estudantil ISMAT

    25 de maio

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A não perder

    V Semana da Reabilitação Urbana

    23 a 25 de maio

    A V Semana da Reabilitação Urbana volta a trazer ao debate temas que estão na ordem do dia relativamente aos centros históricos das cidades, como é o caso da mobilidade e acessibilidades e o impacto do alojamento local- medidas para a sustentabilidade.

  • A não perder

    Dia da Criança 2019

    1 junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe pelo segundo ano consecutivo um fim de tarde e noite pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party”, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 18h30 e as 00h00.

  • Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito
  • 10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Jardim 1º de Dezembro em Festa@V Semana da Reabilitação Urbana
  • Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros
  • Semana Académica do ISMAT 2019
  • Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant
  • Arraial Estudantil ISMAT
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • V Semana da Reabilitação Urbana
  • Dia da Criança 2019

O Município de Portimão assinou ontem, na Assembleia da República, a Declaração de Paris e passou a integrar a iniciativa internacional “Fast Track Cities - Cidades na Via Rápida para eliminar o VIH”, que envolve o poder local no diagnóstico e tratamento do VIH.

 A Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes juntou-se aos autarcas de Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra na assinatura desta Declaração, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo e que contou com a Diretora- Geral da Saúde, Graça Freitas e peritos internacionais. O novo grupo de municípios aderentes junta-se a Cascais, Lisboa e Porto, sendo que Portugal passa a contar com 10 municípios aderentes, tornando-se o primeiro “Fast Track Country”.

A iniciativa Fast Track Cities foi lançada pelas Nações Unidas em 2015, em Paris. Este projeto está, em todo o mundo, a envolver a governação local, as instituições de saúde, e as instituições da sociedade civil com o objetivo é eliminar de uma forma local o VIH e criar uma rede integrada de cuidados que envolva as várias instituições.

Comungando deste objetivo coletivo, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes afirmou na ocasião: “Queremos na nossa comunidade reduzir, o máximo que pudermos, a taxa de incidência média de infeção VIH e SIDA, porque somos uma cidade que apresenta uma média superior aos valores nacionais”. Refira-se que Portimão apresenta uma incidência média (2006-2016) de 24,1 casos por superior à média nacional que se situa nos 13,4 casos por para o mesmo período;

Isilda Gomes acrescentou ainda que “Este é por isso um compromisso de uma autarquia que tudo fará para que seja um compromisso de toda uma rede de parceiros que tudo farão para que sejam um compromisso de uma comunidade, que saberá encontrar nesta parceria uma oportunidade única e um exemplo de como podemos trabalhar juntos para educar, tratar e prevenir a propagação do VIH e SIDA, nomeadamente no que concerne ao rastreio, ligação aos cuidados de saúde e retenção nos cuidados de saúde”.
Para este efeito foi desde já criada uma rede integrada de cuidados que envolve várias instituições, nomeadamente Câmara Municipal Portimão, Associação ABRAÇO, ACES Barlavento, CHA, APF Algarve, DGRSP E Prisões de Silves, GRATO, UALG, MAPS e DICAD - ARS Algarve.

Portugal em direção aos 90-90-90

Apesar da redução de 54% no número de novos infetados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana entre 2008 e 2016, Portugal continua a apresentar uma das mais elevadas taxas de incidência de infeção por VIH da União Europeia.

O combate ao VIH é, por isso, uma das prioridades deste Governo que tem empenhado esforços para melhorar e inovar na qualidade dos dados, na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento.
Levando em consideração as especificidades existentes no território, tendo presente que mais de metade dos novos casos de VIH se registaram na Área Metropolitana de Lisboa, e considerando ainda a mais-valia da proximidade, a adesão das cidades em causa à iniciativa “Fast Track Cities” afigura-se como uma peça-chave.

As cidades encontram-se em posição privilegiada para liderar as ações locais de combate a esta epidemia, com impacto global, acelerando assim a resposta ao VIH, de forma a atingir, até 2020, as metas da ONUSIDA (90-90-90):
- 90% das pessoas infetadas com VIH diagnosticadas;
- 90% das pessoas diagnosticadas a receber tratamento;
- e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.

Portugal já atingiu duas destas três metas: mais de 90% das pessoas com VIH estão diagnosticadas e mais de 90% das que estão em tratamento já não transmitem a infeção. Um feito elogiado e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.
Com o apoio dos municípios e da sociedade civil será mais fácil conseguir que 90% das pessoas diagnosticadas estejam em tratamento e eliminar a epidemia do VIH até 2020.”

 

 

0
0
0
s2sdefault