Skip to main content

Tradições pascais celebram Semana Santa nas paróquias de Portimão

20-03-24

Várias tradições seculares marcam o programa litúrgico da Semana Santa em Portimão, que se inicia no sábado, dia 23 de março, e se prolonga até ao Domingo de Páscoa, dia 31 deste mês. As manifestações religiosas convidam ao envolvimento da comunidade local, mas também de quem visita o concelho nesta época festiva.

A programação litúrgica inclui eucaristias, vigílias pascais, procissões e vias-sacras na Igreja Matriz de Portimão, na Paróquia da Nossa Senhora da Conceição, na Igreja da Paróquia da Nossa Senhora do Amparo, na Paróquia da Nossa Senhora da Assunção na Mexilhoeira Grande, nas Igrejas em Alvor, nos Montes de Cima e na Penina, que pertencem à Paróquia do Divino Salvador de Alvor, além do Vicariato da Pedra Mourinha.

A celebração da Semana Santa tem início no sábado, dia 23 de março, com uma eucaristia nos Montes de Alvor, às 17h30, e outra em Alvor, às 19h00, esta última com a particularidade de ser celebrada em inglês. No entanto, é a realização da Procissão e Bênção dos Ramos, quer na Igreja Matriz de Portimão, quer como a partir do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, na Igreja em Alvor e nas localidades da Mexilhoeira Grande, Figueira e Alcalar, que ganha maior relevância no Domingo de Ramos, assinalado a 24 de março.

Uma das novidades da quadra este ano, tem lugar na Paróquia da Nossa Senhora do Amparo com a realização de um ciclo de três espetáculos nas áreas da música, do cinema, da dança e da poesia, intitulado “Arte do Amparo”, entre os dias 25 e 27 de março, sempre às 21h00.

Na vasta programação destaca-se também a celebração da Quinta-Feira Santa, no dia 28 de março, com a Missa da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, às 19h00 na Igreja Matriz de Portimão, às 19h30 na Matriz da Mexilhoeira Grande e às 21h00 na Igreja do Divino Salvador em Alvor. Também às 21h00, a Igreja da Nossa Senhora do Amparo celebra esta eucaristia, seguida de Adoração com Cânticos de Taizé.

Já na Sexta-Feira Santa, dia 29, a Procissão do Enterro do Senhor será um dos pontos altos da celebração da morte e Ressurreição de Cristo. Assim, a partir das 21h00 a imagem do Senhor Morto passará por várias ruas do centro da cidade de Portimão, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. A Procissão terá início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas 5 de Outubro e Serpa Pinto, seguindo depois pelo Jardim 1º de Dezembro, pela Rua Direita e Rua Manuel Barão, em direção à Praça da República (Alameda), terminando na Igreja Matriz.

No mesmo dia decorrem as vias-sacras, naqueles que serão momentos de grande simbolismo, quer na Quinta do Amparo às 15h00, quer na Mexilhoeira Grande às 17h00, ou nos Montes de Alvor às 18h00.

O Sábado Santo será preenchido por vigílias pascais que começam pelas 21h30 na Igreja Matriz de Portimão, Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande e Igreja de Alvor, sendo que às 22h00 terá lugar a   vigília na Igreja da Nossa Senhora do Amparo.

A celebração da Semana Santa encerra no Domingo de Páscoa, dia 31 de março, com a Eucaristia do Senhor na Igreja Matriz de Portimão pelas 10h00, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus nas principais artérias do centro da cidade. A Paróquia convida os fiéis a levar na mão um ramo de flores e a colocar colchas nas janelas e varandas das habitações por onde passa o percurso, semelhante ao da Procissão do Enterro do Senhor.

Na cidade de Portimão está ainda prevista a celebração da Missa de Páscoa na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 10h00, enquanto na Capela de Santa Catarina, na Praia da Rocha, esta eucaristia inicia-se às 12h15. Já na Paróquia do Divino Salvador, as celebrações terão lugar a partir das 9h00, em Alvor, das 12h00 na Igreja de Santo André, na Penina, e das 17h00 nos Montes de Alvor.

Por sua vez, na freguesia da Mexilhoeira Grande, as visitas pascais, com celebração de missa, decorrem às 9h30 na Figueira, às 11h00 na Mexilhoeira Grande, às 15h00 nos Montes de Cima, às 16h30 na Pereira e às 18h00 na capela da Aldeia de São José de Alcalar.

A par das celebrações litúrgicas, o Município destaca ainda a oferta de animação para o período entre 23 de março e 7 de abril, sob o mote “Viva a Páscoa em Portimão 2024”, através da qual serão recriados espaços de atração na cidade, que conciliam a tradição com a alegria da quadra pascal.

O objetivo é convidar residentes e visitantes a se deslocarem a diversas zonas emblemáticas na cidade, como é o caso do centro, para que possam viver experiências únicas durante esta época, num ambiente familiar, mas especialmente direcionadas para o imaginário dos mais pequenos. A programação completa está disponível AQUI