III Semana da Reabilitação Urbana promove o debate e a troca de experiências sobre Reabilitação Urbana, Património e Turismo

No âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU-centro histórico de Portimão, e no seguimento das duas edições anteriores, o Município de Portimão irá promover a III Semana da Reabilitação Urbana, entre 18 e 21 de abril, este ano terá como tema a “Reabilitação Urbana, Património e Turismo”, inspirado na declaração da ONU que considera 2017, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Durante vários dias o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, um dos espaços emblemáticos da zona da ARU- centro histórico da cidade, será o local privilegiado para debates, conferências e exposições que irão abordar e ilustrar a forma como a reabilitação urbana tem estimulado a economia local, nomeadamente o comércio e o turismo e a importância de uma preocupação crescente com o ambiente, património e planeamento do território.

Do programa constam painéis de debate e conferências sobre a Reabilitação Urbana e Turismo Sustentável, Materiais de Construção e Reabilitação Urbana e Património que contarão com a participação de vários especialistas nestas matérias, bem como exposições e um concurso de fotografia que desafiam a diferentes olhares sobre o centro histórico de Portimão.

A sessão inaugural terá lugar na terça-feira, dia 18 de abril, pelas 15h, e contará com a presença da Presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes; do vereador com o pelouro da Regeneração Urbana, Pedro Xavier e do Vogal do Conselho Diretivo do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Luís Maria Gonçalves.

Seguir-se-ão os painéis de apresentação do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana sobre “ Políticas de Programa no âmbito da Reabilitação Habitacional e Regeneração Urbana” e da ARU – área de Reabilitação Urbana / Centro Histórico de Portimão. O dia terminará pelas 16h30 com uma degustação de doces regionais e a inauguração de duas exposições que ficarão patentes no TEMPO durante a Semana de Reabilitação Urbana : “Desenhar Portimão”, dos Urban Sketchers do Algarve e“Leve Portimão Consigo”, dos alunos do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A primeira exposição é o resultado dos trabalhos realizados durante o encontro dos Urban Sketchers do Algarve que teve lugar em Portimão no passado dia 26 de março, iniciativa que também ocorreu no âmbito do programa de atividades do município ao nível da ARU-Centro Histórico de Portimão. Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham a Região do Algarve em diários gráficos e que se encontram para desenhar pontualmente.

“Leve Portimão Consigo” é uma mostra dos trabalhos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo e um convite a conhecer o centro histórico de Portimão, através de postais turísticos pintados a aguarela pelos alunos do 10º ano, que também estarão disponíveis para oferta em alguns estabelecimentos comerciais na zona da “Rua das Lojas”.

Nas montras de alguns estabelecimentos comerciais poderão também ser apreciadas maquetes de alguns dos edifícios emblemáticos da cidade- “Portimão Antigo”, realizadas pelos alunos do 10º e 11º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

O dia 19 de abril será dedicado aos materiais de construção. Pelas 15h00 terá lugar uma apresentação da CIMPOR posto o que se discutirá, pelas 15h45, “Como reabilitar e renovar sustentadamente sem destruir”, painel conduzido por representantes da NEUCE. Após um coffee break será a vez de Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo, apresentar um painel intitulado “A Força da Metamorfose”.

Quinta-feira, dia 20 de abril, será dedicado à reabilitação urbana e turismo sustentável com o primeiro painel a cargo de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve. Pelas 15h30 Ana Velosa, da Universidade de Aveiro, dará uma palestra sobre Reabilitação do Património Edificado – Impacto no/do Turismo” e a terminar a tarde, um painel sobre o caso de Sintra.

O último dia, sexta-feira, será dedicado à reabilitação urbana e património. Nesse sentido, Pedro Cepeda, Assessor da Presidência no Município de Penafiel, e Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães, apresentarão painéis sobre o impacto que políticas públicas de reabilitação e valorização urbana tiveram no desenvolvimento das suas cidades. Pelas 16h15, Bruno Oliveira e Marlene Santos do Estúdio ODS Arquitectura irão partilhar a sua experiência com o projeto do Hostel CONII, situado num edifício do século XIX que foi recuperado de forma a manter a fachada original em Quarteira. Por fim, o último painel intitula-se “VRSA a céu aberto” e será da autoria de Renata Ferreira da SGU- Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António.

Entre os dias 18 e 20 de abril decorrerá, igualmente, um concurso de fotografia organizado pela Divisão de Regeneração Urbana da Câmara Municipal de Portimão. Os participantes são encorajados a partir à descoberta do centro histórico e a partilharem a sua visão sobre o património edificado, vivências e cultura. A participação é gratuita com inscrições e informações através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A participação na Semana da Reabilitação Urbana está aberta a todos os interessados e é de acesso livre.