Skip to main content

Dia Mundial da Árvore com Teatro de Marionetas na Biblioteca Municipal


Data: 21/03/2025
Local: BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL TEIXEIRA GOMES
Horário: Sessões: 09h30 | 11h00 | 14h00
Preço: Gratuito

No Dia Mundial da Árvore, que é também Dia da Poesia e da Marioneta, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em parceria com a Quinta Pedagógica de Portimão, oferecem teatro de marionetas aos alunos do 1º ciclo.

Neste dia, será apresentada uma história original, com o título “Come uma laranja!” criada a partir da Laranja do Algarve e das viagens ao Oriente realizadas pelos Portugueses há muitos séculos, trazendo para Portugal novos produtos.

O Teatro Joaquim apresenta a peça na Biblioteca Municipal de Portimão.

Sinopse:

Frei Julião não para de espirrar e já não sabe o que fazer. O seu grande amigo, o Burro Cenouras, insiste “Come uma laranja!” Mas as laranjas são tão amargas que o Frei Julião não consegue comer nem uma até ao fim. Mas em breve vão viajar e não há maneira de Julião ficar melhor da sua constipação. Partem os dois numa expedição ao Oriente, em nome do Rei de Portugal, à procura de novos produtos e de novas culturas. Ao chegar à China, Julião encontra-se com o seu grande amigo Xiaoming, que ao ver Frei Julião constipado diz-lhe “ Come uma laranja!”. Frei Julião resiste, pois as laranjas são amargas... mas acede o pedido do seu amigo. E qual não é o seu espanto quando, ao provar a Laranja da China, percebe que é muito docinha! Mas como é possível? A resposta está na Cidade Proibida e no seu Imperador. Conseguirá Julião trazer laranjas docinhas para o outro lado do Mundo? Apela também à criatividade e imaginação das crianças, concentração e foco, e assim vão construindo a narrativa do espetáculo. Sendo participantes ativos na história, vão ajudando o Frei Julião e outros personagens ao longo da aventura

Público-alvo: alunos de 1º ciclo

Data(s): 21 março 2025

Local: Biblioteca Portimão (Sessões: 09h30, 11h00 e 14h00)