Apresentação do livro “Outrora Eu era Daqui” de Maria do Vale Cartaxo

28 abril
 

No próximo dia 28 de abril, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe a Apresentação do livro “Outrora Eu era Daqui” de Maria do Vale Cartaxo. A apresentação da obra será realizada por Elisabete Rodrigues e por Dora Pereira.

Maria do Vale Cartaxo nascida em Portimão, menina e moça partiu de casa de seus pais para estudar no liceu de faro e na universidade de Lisboa, e logo sentiu o anseio de sair do lar pátrio e ir mais longe – não se contentando com pouco, deu a volta ao mundo e navegou pelos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico e outros mares.

Depois de regressar à sua terra, passou a residir perto de Alvor, com vista para o mar que tanto ama. Foi a primeira agraciada com o prémio Manuel Teixeira Gomes, instituída pela câmara Municipal de Portimão, em 1999, com o conto “A Viagem”.

O livro “Outrora Eu era Daqui” é um romance que fala do choque cultural entre o passado e o presente, entre saudade e realidade. Além de tratar também do preconceito etário no relacionamento romântico entre géneros: ela, que penara por amor, numa ligação com um homem mais velho e daqui se exilara, sua única e legítima defesa para resistir à infelicidade, ao regressar, apaixona-se por um homem mais novo do que ela, e é ele que a ajuda a situar-se na verdade de quem é, e a vencer convencionalismos de que ela, que se pensava livre, vivida e sofisticada, julgava não sofrer.

 

Icons Nao Perder Quando 1
28 abril de 2017 l 18h30
Icons Nao Perder Onde 1
Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes
Icons Nao Perder Valor 1
Entrada gratuita
Icons Nao Perder MaisInfo 1

282 480 470

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Org. conjunta: Câmara Municipal de Portimão e Edições Colibri