• “A nossa cultura sai à rua”

    Notícias

    “A nossa cultura sai à rua”

    Ler mais

  • Rota do Petisco- Terras do Arade

    Notícias

    Rota do Petisco- Terras do Arade

    Ler mais

  • “Cine Alameda”- cinema ao ar livre no centro da cidade

    NOTÍCIAS

    “Cine Alameda”- cinema ao ar livre no centro da cidade

    Ler mais

  • A não perder

    SONDA – Os Sons Daqui

    22 setembro

    SONDA – Os Sons Daqui é um espetáculo integrado nas Jornadas Europeias do Património que no dia 22 Setembro se realiza nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, das 19h18 às 21h00, com Entrada Livre.

  • A não perder

    A nossa cultura sai à rua

    23 setembro

    No dia 23 de setembro a 5ª edição da iniciativa “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua” volta a marcar as Jornadas Europeias do Património 2017.

  • A não perder

    “Choque Frontal ao vivo”

    22 setembro

    O programa “Choque Frontal ao vivo”, da Rádio Alvor, vai levar a cabo uma sessão especial, no próximo dia 22 de setembro, sexta-feira, a partir das 21h30, no Auditório da Escola da Bemposta, em Portimão.

  • A não perder

    Portimão capital do petisco

    8 de setembro a 15 de outubro

    A 8 de setembro foi dado o sinal de partida para mais uma Rota do Petisco! E Portimão volta a estar, de forma especial, no mapa desta verdadeira odisseia de sabores que até 15 de outubro promete fazer as delícias dos petiscadores.

  • A não perder

    Apresentação do livro "Dentro de Ti, Moras Tu"

    25 de setembro

    No dia 25 de setembro, pelas 19h00, a Casa Manuel Teixiera Gomes recebe a Apresentação do livro "Dentro de Ti, Moras Tu" de Margarida Maria Dinis. Encontrou na escrita e mais tarde na fotografia uma forma de expressar energias e criatividades. Necessidade assumida, que rapidamente se tornou uma paixão.

  • A não perder

    Curso de Ervanária

    26 setembro e 3, 10, 17 e 31 outubro

    Anna Vignoli, formadora do workshop de Ervanária pela associação Archeosofica. O workshop de Ervanária será realizado pela Associação Archeosofica, uma associação cultural italiana sem fins lucrativos, conhecida na Itália e na Europa pela alta qualidade das suas iniciativas e que já organizou diversos eventos culturais em Portugal.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Setembro 2017

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de setembro é pautado por boa música e exposições que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    BLiP - Better Living in Portugal

    7 e 8 de outubro

    A BLiP - Better Living in Portugal, a maior feira para estrangeiros residentes em Portugal, tem lugar no fim de semana de 7 e 8 de outubro, no Portimão Arena.

  • SONDA – Os Sons Daqui
  • A nossa cultura sai à rua
  • “Choque Frontal ao vivo”
  • Portimão capital do petisco
  • Apresentação do livro
  • Curso de Ervanária
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • BLiP - Better Living in Portugal

A Câmara Municipal de Portimão decidiu equipar cada uma das Bibliotecas Escolares do município com 26 tablets permitindo que alunos das escolas do 1º ciclo possam, por exemplo, ler o livro digital “Portimão” integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal.

Esta boa novidade vem na sequência de um Protocolo celebrado entre o Município de Portimão e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa e trata-se de um projeto, que é essencialmente uma Biblioteca Digital, que visa apresentar uma coleção de livros interativos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1º ciclo.

Portimão passa deste modo a ter um livro digital do concelho que retrata um monumento, uma figura histórica, uma lenda e o brasão do concelho que pode ser consultado nos tabletes das bibliotecas escolares, entretanto disponibilizados, assim como, no futuro, em qualquer smartphone ou tablet com ligação à Google Play ou Apple.

Na plataforma estão disponíveis 10 concelhos para consulta, nomeadamente Condeixa-a-Nova, Celourico de Basto, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Guarda, leiria, Lisboa, Lagoa e agora Portimão.

O Município de Portimão considera este projeto inovador no quadro das políticas de incentivo às aprendizagens, bem como à promoção da leitura em formato digital, garantida a partir das nove bibliotecas escolares do 1º Ciclo. Este Livro Digital possibilita a aquisição de conteúdos multimédia sobre o património da cidade, destinados a cerca de 2100 alunos do 1º ciclo das escolas de Portimão.

A execução do projeto está a cargo do CITI - Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem como responsáveis os professores Isabel Alçada, Carlos Correia e Irene Tomé e tem a chancela do Plano Nacional de Leitura.

Este livro tem associado um caderno onde os alunos podem tomar notas e fazerem exercícios. A apresentação disponibiliza textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam e esclarecem as temáticas relativas ao concelho de Portimão, tais como o Património que engloba a Igreja Matriz de Portimão (Igreja da Nossa Senhora da Conceição), a figura relevante da cidade - Manuel Teixeira Gomes, o Sétimo Presidente da República Portuguesa, a lenda sobre a cidade - “Lenda da Pedra Mourinha” e o Brasão da cidade.

O livro digital foi concebido para ser utilizado em contexto de sala de aula e em família, nos modos online e offline, de forma a promover o livre acesso a recursos educativos áudio-scripto-visuais adequados a crianças do 1º. Ciclo do ensino básico, centrados nas áreas temáticas do Património, da história, das lendas e do brasão do respetivo concelho.

Este projeto desdobrado em livro digital e em caderno digital do aluno permite um trabalho com os alunos sobre temas locais e o envolvimento da Bibliotecas Escolares para a criação de conteúdos audiovisuais do concelho.

A plataforma pode ser consultada em http://www.pdcp.pt/ e brevemente estará nas lojas Google Play e Apple.