• O Algarve num Copo

    A não perder

    O Algarve num Copo

    Ler mais

  • ÚLTIMA HORA -

    Notícia

    ÚLTIMA HORA - "Economia do Barlavento em Debate" não se realiza dia 24

    Ler mais

  • Revista do Boa Esperança

    A não perder

    Revista do Boa Esperança

    Ler mais

  • A não perder

    Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Fevereiro 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de fevereiro é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Fevereiro 2018

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.Fique a par dos Ateliêrs do mês de dezembro. Uma boa sugestão para crianças e famílias.

  • A não perder

    Março Jovem 2018

    24 de fevereiro a 7 de abril 2018

    Em 2018, e como vem sendo habitual há já 20 anos, o Março é Jovem e vive-se em pleno em Portimão. Durante todo este mês o município é marcado por diversas iniciativas e atividades de desporto, dança, educação, música, teatro, cinema, entre outras.

  • A não perder

    Apresentação do livro de Cláudia Luísa

    3 de março 2018

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe no dia 3 de março, pelas 17h30, Apresentação do livro “Teorias leigas em Pessoas Idosas, conhecer para intervir – manual para educadores sociais e cuidadores”, de Cláudia Cristina Guerreiro Luísa.

  • A não perder

    Exposição Günter Grass: Encontros

    8 de dezembro a 4 de março

    No dia 8 de dezembro, pelas 16h00, inaugura no Museu de Portimão a exposição "Encontros", com obras plásticas do nobel alemão Günter Grass. No final da sua vida, Grass lamentava não poder viajar para Portugal por motivos de saúde. No seu último livro, "Vonne Endlichkait", escreveu: "Ah, meu Portugal perdido, como sinto falta da tua costa sudoeste".

  • NOTÍCIA

    Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve

    fevereiro e março 2018

    Startup Portimão, incubadora de negócios do município de Portimão, especialmente direcionada para as temáticas das “Smart Cities” lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve, constituído por um programa gratuito de 30 horas de formação a ter lugar durante os meses de fevereiro e março, culminando com dois dias intensos, com vista a capacitar os participantes na área do empreendedorismo e permitir que desenvolvam os seus modelos de negócio e planos de implementação.

  • A não perder

    Exposição 17ª Corrida Fotográfica

    Até 15 de abril

    Conheça os melhores trabalhos premiados durante a 17ª Corrida Fotográfica de Portimão.

  • Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Março Jovem 2018
  • Apresentação do livro de Cláudia Luísa
  • Exposição Günter Grass: Encontros
  • Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve
  • Exposição 17ª Corrida Fotográfica

A Câmara Municipal de Portimão decidiu equipar cada uma das Bibliotecas Escolares do município com 26 tablets permitindo que alunos das escolas do 1º ciclo possam, por exemplo, ler o livro digital “Portimão” integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal.

Esta boa novidade vem na sequência de um Protocolo celebrado entre o Município de Portimão e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa e trata-se de um projeto, que é essencialmente uma Biblioteca Digital, que visa apresentar uma coleção de livros interativos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1º ciclo.

Portimão passa deste modo a ter um livro digital do concelho que retrata um monumento, uma figura histórica, uma lenda e o brasão do concelho que pode ser consultado nos tabletes das bibliotecas escolares, entretanto disponibilizados, assim como, no futuro, em qualquer smartphone ou tablet com ligação à Google Play ou Apple.

Na plataforma estão disponíveis 10 concelhos para consulta, nomeadamente Condeixa-a-Nova, Celourico de Basto, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Guarda, leiria, Lisboa, Lagoa e agora Portimão.

O Município de Portimão considera este projeto inovador no quadro das políticas de incentivo às aprendizagens, bem como à promoção da leitura em formato digital, garantida a partir das nove bibliotecas escolares do 1º Ciclo. Este Livro Digital possibilita a aquisição de conteúdos multimédia sobre o património da cidade, destinados a cerca de 2100 alunos do 1º ciclo das escolas de Portimão.

A execução do projeto está a cargo do CITI - Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem como responsáveis os professores Isabel Alçada, Carlos Correia e Irene Tomé e tem a chancela do Plano Nacional de Leitura.

Este livro tem associado um caderno onde os alunos podem tomar notas e fazerem exercícios. A apresentação disponibiliza textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam e esclarecem as temáticas relativas ao concelho de Portimão, tais como o Património que engloba a Igreja Matriz de Portimão (Igreja da Nossa Senhora da Conceição), a figura relevante da cidade - Manuel Teixeira Gomes, o Sétimo Presidente da República Portuguesa, a lenda sobre a cidade - “Lenda da Pedra Mourinha” e o Brasão da cidade.

O livro digital foi concebido para ser utilizado em contexto de sala de aula e em família, nos modos online e offline, de forma a promover o livre acesso a recursos educativos áudio-scripto-visuais adequados a crianças do 1º. Ciclo do ensino básico, centrados nas áreas temáticas do Património, da história, das lendas e do brasão do respetivo concelho.

Este projeto desdobrado em livro digital e em caderno digital do aluno permite um trabalho com os alunos sobre temas locais e o envolvimento da Bibliotecas Escolares para a criação de conteúdos audiovisuais do concelho.

A plataforma pode ser consultada em http://www.pdcp.pt/ e brevemente estará nas lojas Google Play e Apple.