• Portimão comemora 43 anos da Revolução com “Abril Cores Mil”

    Notícias

    Portimão comemora 43 anos da Revolução com “Abril Cores Mil”

    Ler mais

  • III Semana da Reabilitação Urbana promove debate sobre Reabilitação Urbana, Património e Turismo

    Noticia

    III Semana da Reabilitação Urbana promove debate sobre Reabilitação Urbana, Património e Turismo

    Ler mais

  • A magia da velocidade chega a Portimão

    Notícias

    A magia da velocidade chega a Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    F1 Campeonato do Mundo de Motonáutica

    21 a 23 abril 2017

    Os motores já estão a aquecer e tudo está preparado para lhe proporcionar um fim de semana recheado de momentos inesquecíveis, de grande espectacularidade e emoção! São os grandes nomes da F1 em Motonáutica, que regressam uma vez mais a Portimão para a mais importante prova da F1 Motonáutica mundial.

  • III Semana da Reabilitação Urbana

    18 a 21 de abril

    No âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU-centro histórico de Portimão, e no seguimento das duas edições anteriores, o Município de Portimão irá promover a III Semana da Reabilitação Urbana, entre 18 e 21 de abril, este ano terá como tema a “Reabilitação Urbana, Património e Turismo”, inspirado na declaração da ONU que considera 2017, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

    Do programa constam painéis de debate e conferências sobre a Reabilitação Urbana e Turismo Sustentável, Materiais de Construção e Reabilitação Urbana e Património que contarão com a participação de vários especialistas nestas matérias, bem como exposições e um concurso de fotografia que desafiam a diferentes olhares sobre o centro histórico de Portimão.

  • A não perder

    Conferência "Bíblia, História e Filosofia" por Frederico Lourenço

    21 abril 2017

    Depois de 16 anos a realizar-se entre muros, a já tradicional conferência de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes muda-se para o Museu de Portimão. Com novas vestes, a conferência agora intitulada “Filosofia na Cidade” altera o paradigma e volta-se para a “ágora”, uma mudança que é também um regresso simbólico ao debate de ideias no espaço público, à imagem da Atenas clássica.

  • A não perder

    Ciclo de Conferências "Histórias com história"

    21 abril 2017

    O Ciclo de Conferências "Histórias com história" deste mês tem como convidados João Soares e Horácio Vale César com o tema Eleições livres e Assembleia Constituinte". Um encontro com duas personalidades públicas para abordar temas que pela sua diversidade e interesse histórico para a comunidade em geral contribuam para o conhecimento da nossa História de Portugal.

  • A não perder

    XIII Corrida da Liberdade - 25 de Abril

    25 de abril 2017

    No dia 25 de Abril realiza-se a XIII Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto).

  • A não perder

    Taça do Mundo de Ginástica Ritmica

    8 a 14 de abril 2017

    Numa organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão, de 11 a 14 de maio, a cidade volta a receber as provas míticas que durante anos contribuíram para o crescimento da disciplina no país e para a projeção da imagem do município no mundo.

  • A não perder

    5ª edição “Há Livros no Mercado”

    17 a 22 abril 2017

    No âmbito das comemorações do Dia Mundial do livro, a Biblioteca Municipal de Portimão associa-se ao Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes numa 5ª edição da Feira do Livro Usado a realizar-se de 17 a 22 de abril - Semana do Livro - no Mercado Municipal da Av. S. João de Deus, iniciativa a que se deu o nome “Há Livros no Mercado”.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta

    1, 8, 15, 22 e 29 abril 2017

    Na Quinta Pedagógica privilegia-se sempre o contato direto com a natureza com atividades para as crianças e as suas famílias. Aproveite este equipamento em família e participe nos Ateliers.

  • A não perder

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    abril 2017

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de abril é pautado por boa música, conferências e exposições que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.Este mês passe pela Rua Júdice Biker e descubra a oferta cultural que a CMTG preparou para si.

  • A não perder

    Abril no TEMPO

    abril 2017

    O TEMPO assume-se como um lugar de encontro no coração da cidade, promovendo a travessia do espaço público e estimulando a sociabilidade entre as diferentes comunidades locais e entre estas e os visitantes e os artistas. Fique a par da programação do mês de abril nos diferentes espaços de representação do Teatro.

  • “Agora Não Duarte! Reflexões à volta de um Livro…”

    No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Portimão promove uma Ação de Sensibilização para famílias (pais com filhos até aos 8 anos de idade) abordando o conto “Agora Não Duarte! Reflexões à volta de um Livro…”.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Outrora Eu era Daqui” de Maria do Vale Cartaxo

    28 abril

    No próximo dia 28 de abril, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe a Apresentação do livro “Outrora Eu era Daqui” de Maria do Vale Cartaxo. A apresentação da obra será realizada por Elisabete Rodrigues e por Dora Pereira.

  • F1 Campeonato do Mundo de Motonáutica
  • III Semana da Reabilitação Urbana
  • Conferência
  • Ciclo de Conferências
  • XIII Corrida da Liberdade - 25 de Abril
  • Taça do Mundo de Ginástica Ritmica
  • 5ª edição “Há Livros no Mercado”
  • Ateliers na Quinta
  • Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Abril no TEMPO
  • “Agora Não Duarte! Reflexões à volta de um Livro…”
  • Apresentação do livro “Outrora Eu era Daqui” de Maria do Vale Cartaxo

Volvido um ano após a abertura do CLAIM- Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Portimão este é, cada vez mais, um espaço de acolhimento, informação e apoio aos migrantes que aqui encontram soluções para os obstáculos a ultrapassar numa adaptação a uma nova vida, tendo registado até ao momento 371 atendimentos técnicos.  

Um ano depois de abrir portas o CLAIM de Portimão, é cada vez mais um ponto importante de apoio para os migrantes.

Desde a sua inauguração a 20 de abril de 2016, o CLAIM de Portimão tem vindo a ser procurado especialmente por migrantes oriundos do Brasil, Guiné- Bissau, Cabo Verde e Índia, num total de 33 nacionalidades diferentes sendo que, a maioria dos atendimentos esteve relacionada com questões de legalização (276), reagrupamento familiar (27), nacionalidade (19) e educação (12).

Recorde-se que o CLAIM de Portimão foi o primeiro a nível nacional a adotar esta nomenclatura, substituindo a antiga designação CLAII (Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes), e passando a fazer parte da rede CLAIM em Portugal, atualmente composta por cinquenta e oito gabinetes distribuídos de norte a sul do país e ilhas.

A abertura resultou de um protocolo de cooperação entre o Alto Comissariado para as Migrações e a Câmara Municipal de Portimão e veio reforçar o Plano Municipal para a Integração do Migrante que a autarquia já tinha colocado em prática em 2015 e veio permitir estabelecer um contacto mais direto entre com a população migrante e um acompanhamento integrado da mesma na resolução dos seus assuntos mais prementes.

O CLAIM Portimão funciona no r/c do edifício dos Paços do Concelho (entrada pela Rua do Pé da Cruz), num gabinete preparado para o efeito onde é prestado atendimento personalizado, realizado por técnicos da área social e habitação da autarquia, todos os dias de manhã, exceto à 3ªF, mediante marcação prévia através do telefone 282 470830.